Sobre

Quem é Marcelo Ferbat e como surgiu o Matemática Zup?


Olá, tudo bem? Meu nome é Marcelo Ferbat e sou o fundador do Matemática Zup e se alguma vez você se perguntou:

 

  • “Porque tenho dificuldade em matemática?”
  • “Porque não consigo resolver os exercícios de matemática?”
  • “Qual é o conteúdo de matemática que preciso aprender?”
  • “Como aprender tabuada?”
  • “Como aprender matemática?”

 

Ou qualquer outro questionamento sobre aprender matemática básica, do ensino fundamental, médio, vestibulares, ENEM e concursos…

matematicazup-sobre-duvida-aprender-matematica

 

… então, Você está no lugar CERTO.

 

“No início, parecerá difícil, mas, no início, tudo é difícil.”

Sun Tzu

 

É o seguinte:

 

Se você parar para pensar a maioria das pessoas têm dificuldade em matemática. E só algumas poucas pessoas dominam essa estupenda ciência.

A questão é que com o advento das novas tecnologias o ser humano está simplificando e tornando mais prazerosa as experiências da vida. Entretanto, a escola e a educação em geral não estão participando dessa revolução. E aí temos um paradoxo, porque que a escola, lugar onde nasce a tecnologia, é tão carente de tecnologia?

 

“Modernizar a educação, é que uma educação moderna, viva e atuante não recusa a tecnologia quando ela é necessária.”

Mário Sérgio Cortella

 

Mas como todos os paradoxos podem ser reconciliados, assim que comecei a dar aula de matemática e física na rede pública de ensino, decidi adotar o uso de blogs como complemento de minhas aulas de matemática.

Então, no início do ano letivo de 2009, criei o blog Chico Matema no dia 03/02/2009.

 

chico-matema-blog

 

 

Um blog que eu utilizava para falar de matemática de forma descontraída com postagens de tirinhas de humor, vídeos humorísticos, imagens engraçadas sobre fatos de matemática, além de interagir com meus alunos com o assunto de matemática a ser trabalhado e temas sobre vestibulares.

Entretanto, devido a algumas mudanças de curso em minha vida, acabei deixando o blog de lado. Mas mantenho ele no “ar” até hoje.

Passados 5 anos, a ideia de utilizar as novas tecnologias para tornar mais simples, compreensível e divertido o ensino e a aprendizagem de matemática continuava em minha mente e então decidi retomar a ideia fundando o Matematicazup no dia 02/03/2014. E assim, poder dar continuidade em difundir o sistema de educação híbrida da matemática.

 

matematicazup-blog-site-aprender-matematica-1

 

Em, pouco mais de dois ano, o Matematica Zup conquistou os seguintes números:

  • Mais de 245.000 visitas mensais;
  • Mais de 2.000 comentários;
  • 20.839 leitores que recebem nossas atualizações por email;
  • 2.372 usuários cadastrados na Plataforma de Jogos e Exercícios;

 

Junte-se aos 20.839 leitores inteligentes e receba gratuitamente informações de conteúdos, jogos, exercícios e dicas para aprender e ensinar matemática.

[optin_box style=”9″ alignment=”center” disable_name=”Y” email_field=”email” email_default=”Seu Email” integration_type=”mailchimp” double_optin=”Y” thank_you_page=”http://matematicazup.com.br/verifique-seu-email/” list=”73f7d15e6e” name_field=”EMAIL” name_default=”Enter your first name” name_required=”Y”][optin_box_field name=”headline”]Here’s The Headline For The Box[/optin_box_field][optin_box_field name=”paragraph”][/optin_box_field][optin_box_field name=”privacy”]Privacidade garantida. 100% livre de Spam.[/optin_box_field][optin_box_field name=”top_color”]undefined[/optin_box_field][optin_box_button type=”0″ button_below=”Y”]Quero receber![/optin_box_button] [/optin_box]

 

Hoje, o Matematica Zup tem mais de 13 milhões de visualizações de páginas. Em pensar que ele não possui nem 3 anos de vida.

 

 

Gratidão!

Eu só tenho a agradecer todos os participantes dessa comunidade que confiam e acreditam na metodologia do Matematicazup de ensinar e aprender matemática com os recursos das novas tecnologias.

 

Este sou eu…

marcelo-ferbat-matematicazup-professor

De “andada” pela Califórnia

 

E sobre como aprender matemática?

 

Uma das melhores postagem do Matematicazup foi o Como aprender Matemática em 5 passos com o 1º lugar no resultado de busca do Google. Sendo uma referência de técnicas de estudos.

O que resultou na criação de um vídeo com o seu resumo em menos de 3 minutos. Mas sugiro ler, também, a postagem e os mais de 200 comentários.

 

 

Como estudar e aprender matemática?

 

Abaixo temos os 3 pilares de sucesso para aprender matemática

 

Conteúdos de matemática

  • Apresentamos quais são os assuntos de matemática que costumam ser trabalhados em cada ano do ensino fundamental e médio de acordo com as diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica do MEC.
  • Utilizamos mapas mentais para organizar os estudos dos conteúdos de matemática por blocos de conteúdos e por bimestre.

 

Jogos de matemática

  • Selecionamos minunciosamente os jogos de matemática para você aprender se divertindo.
  • Detalhamos o assunto de matemática que o jogo aborda.
  • Explicamos como jogar por meio de texto e videoaulas explicativas.

 

Exercícios de matemática

  • Temos exercícios de matemática de todos os assuntos de matemática do ensino fundamental, médio, vestibulares, ENEM e concursos.
  • São disponibilizados simulados de provas de matemática para você praticar dando ao final de cada prova o resultado do simulado com o seu desempenho e em quais assuntos você precisa melhorar.
  • Os exercícios são organizados por ramo da matemática, por provas de vestibulares e por ano das principais bancas examinadoras como: ENEM, Prova Brasil, SAERJ, SARESP, FUVEST, UERJ, UNB, UFMG, UFRGS e muitas outras.
  • Os exercícios são ordenados por assunto e por nível de dificuldade para tornar a resolução mais gradativa e prazerosa.

 

Sobre Marcelo Ferbat

Antes de mais nada gostaria de falar sobre o meu nome. Mas para isso precisarei citar dois grandes matemáticos que me ajudaram muito com suas obras literárias, são eles: Malba tahan e Jonofon Sérates. Ainda na infância tive meus primeiros contatos com a matemática tratada de forma divertida com um livro de meu pai que achei na estante. O livro era O homem que calculava. Já na adolescência, tive o contato mais direto ao raciocínio lógico de forma divertida com o livro Raciocínio Lógico Método Cuca Legal do Jonofon Sérates. E o que eles dois tem a ver com meu nome?

 

Bem, no caso do Malba Tahan, ou melhor, Júlio César de Mello e Souza, no início da sua carreira ele percebeu que era bastante difícil os autores nacionais conseguirem publicar qualquer coisa: os livreiros e os donos de jornais tinham medo de ficar no prejuízo. Assim, procurando se lançar como escritor, Júlio César resolveu criar uma figura exótica e estrangeira, o Malba Tahan, e se passar como tradutor dos contos e livros desse ilustre estrangeiro.

 

Já no caso do Jonofon Sérates, ou melhor, José Nogueira Fontes, ele explicou que Malba Tahan pegou o JO de José, o NO de Nogueira e o FON de Fontes, fez Jonofon. Em seguida, ele pegou as últimas sílabas de JoSÉ, NogueiRA e FonTES e fez Sérates. “Ele disse: ‘Pronto, agora você é espanhol, de origem grega, nascido em Sergipe.’

 

Voltando ao meu nome, na verdade, meu nome completo é Marcelo Ferreira Batista, mas como forma de homenagear esse dois grandes matemáticos e também pelo meu nome ser muito comum e existir muitas pessoas com o mesmo nome e sobrenome no resultado da busca no Google, então peguei as 3 iniciais dos meus dois sobrenomes Ferreira Batista e então surgiu o Marcelo Ferbat, um cidadão do mundo, nômade digital e único nos resultados de busca do Google.

 

Depois dessa brincadeira com as palavras, voltamos a apresentação…

 

O Matemática Zup é editado pelo Marcelo Ferbat. Marcelo é professor, consultor educacional e autor do artigo acadêmico Planejamento Estratégico Aplicado ao Núcleo de Tecnologia Educacional em Brasília ( DF).

marcelo ferbatGraduado em Matemática e professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Após estudar bastante sobre políticas públicas, planejamento estratégico para Núcleos de Tecnologia Educacional e sobre novas tecnologias educacionais e ser MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública ( FGV) .

Atualmente estou focado no que mais gosto de fazer: Explorar e aplicar os recursos das novas tecnologias para tornar o ensino e aprendizado da matemática mais simples, objetivo e divertido e transmitir meus conhecimentos de matemática para aqueles que precisam e querem aprender essa estupenda ciência.

 

Para entrar em contato basta enviar um email para marcelo@matematicazup.com.br ou por meio do nosso Formulário de Contato no Menu superior esquerdo do blog. Além de, é claro, conversarmos pelos espaços de comentário das postagens. Estou sempre interagindo nos comentários.

 

Seja Bem-vindo(a) e bons estudos!

 

Gostou da ideia?

Curta nossas redes sociais e fique por dentro de nossas atualizações!

facebook-icone-matematicazup-100youtube-icone-matematicazup-100twitter-icone-matematicazup-100google-plus-icone-matematicazup-100linkedin-icone-matematicazup-100

 

 

Conheça também:

 

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

[optin_box style=”10″ alignment=”center” disable_name=”Y” email_field=”email” email_default=”Seu email” integration_type=”mailchimp” double_optin=”Y” thank_you_page=”http://matematicazup.com.br/verifique-seu-email/” list=”73f7d15e6e” name_default=”Enter your first name” name_required=”Y”][optin_box_field name=”headline”]Here’s The Headline For The Box[/optin_box_field][optin_box_field name=”paragraph”][/optin_box_field][optin_box_field name=”privacy”]Respeitamos a sua privacidade e não achamos nada legal spam.[/optin_box_field][optin_box_field name=”top_color”]undefined[/optin_box_field][optin_box_button type=”0″ button_below=”Y”]QUERO RECEBER![/optin_box_button] [/optin_box]