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Questão 1 de 20
1. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Todos os números de 1 a 24 devem ser escritos nas faces de um cubo, obedecendo-se às seguintes regras:
em cada face devem ser escritos quatro números consecutivos;
em cada par de faces opostas, a soma do maior número de uma com o menor número da outra deve ser igual a 25.
Se os números 7 e 23 estiverem escritos no cubo como na fi gura, qual é o menor número que pode ser escrito na face destacada em cinza?
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Questão 2 de 20
2. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Começando com um quadrado de 1 cm de lado, formamos uma sequência de fi guras, como na ilustração. Cada figura, a partir da segunda, é formada unindo-se três cópias da anterior. Os contornos destacados em vermelho das quatro primeiras fi guras medem, respectivamente, 4 cm, 8 cm, 20 cm e 56 cm. Quanto mede o contorno da Figura 6?
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Questão 3 de 20
3. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Na conta indicada a seguir, as letras X, Y e Z representam algarismos distintos. Qual é o algarismo representado pela letra Z?
Correta
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Questão 4 de 20
4. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Rosane percebeu que seu antigo relógio de parede tinha parado às 9 horas. Ela deu corda no relógio, colocando-o para funcionar sem acertar o horário, e foi imediatamente ao mercado. Chegou ao mercado às 10 horas e 10 minutos. Fez suas compras em 1 hora e voltou para casa. Entrando em casa, notou que o relógio de parede marcava 10 horas e 40 minutos. Se Rosane realizou os percursos de ida e volta ao mercado em tempos iguais, a que horas ela entrou em casa?
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Questão 5 de 20
5. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Télio comprou laranjas, maçãs e uvas no mercado. O preço por quilograma de cada fruta está na tabela abaixo. Metade do peso total da compra era de maçãs e o peso das uvas era o dobro do peso das laranjas. Se Télio gastou R$ 38,00, quantos quilogramas de frutas ele comprou?
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Questão 6 de 20
6. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Rodrigo brinca com uma fita de dois metros, com marcas de centímetro em centímetro. Começando pela ponta de marca 0 cm, ele dobra a fita várias vezes em zigue-zague, como na figura, sobrepondo pedaços de fita de mesmo tamanho até dobrar um último pedaço, que pode ser menor do que os demais. Ele observa que as marcas de 49 cm e de 71 cm ficaram sobrepostas em pedaços vizinhos. Ele observa também que a marca de 139 cm ficou alinhada com elas. Com qual marca do penúltimo pedaço a ponta final da fita ficou sobreposta?
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Questão 7 de 20
7. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Paula numerou todas as casas do tabuleiro quadrado abaixo, da esquerda para a direita e de cima para baixo, começando com o número 1. A casa central recebeu o número 5. Se ela fizer o mesmo com outro tabuleiro quadrado com 49 casas, qual número será escrito em sua casa central?
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Questão 8 de 20
8. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
A mãe de Lúcia pediu para ela não comer mais de 10 docinhos por dia. Além disso, se em um dia ela comer mais de 7 docinhos, nos dois dias seguintes não poderá comer mais de 5 docinhos em cada dia. Qual é o maior número de docinhos que Lúcia pode comer durante um período de 29 dias seguidos, obedecendo ao pedido de sua mãe?
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Questão 9 de 20
9. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Ana Maria apertou as teclas \(\begin{matrix} 1 & 9 & \times \end{matrix}\begin{matrix} 1 & 0 & 6 \end{matrix}=\) de sua calculadora e o resultado 2014 apareceu no visor. Em seguida, ela limpou o visor e fez aparecer novamente 2014 com uma multiplicação de dois números naturais, mas, desta vez, apertando seis teclas em vez de sete. Nesta segunda multiplicação, qual foi o maior algarismo cuja tecla ela apertou?
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Questão 10 de 20
10. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Gustavo possui certa quantidade de moedas de 1, 10, 25 e 50 centavos, tendo pelo menos uma de cada valor. É impossível combiná-las de modo a obter exatamente 1 real. Qual é o maior valor total possível para suas moedas?
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Questão 11 de 20
11. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Na figura, os pontos A, B e C estão alinhados. Qual é a soma dos ângulos marcados em cinza?
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Questão 12 de 20
12. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
O número 2014 tem quatro algarismos distintos, um ímpar e três pares, sendo um deles 0. Quantos números possuem exatamente essas características?
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Questão 13 de 20
13. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
A sequência −6, 12, −18, 24, −30, 36, ... é obtida a partir dos múltiplos positivos de 6, multiplicando-se os termos nas posições ímpares por −1. Observe na figura que a soma dos dois primeiros termos da sequência é igual a 6 e a soma dos três primeiros termos é igual a −12 . Quantos termos consecutivos dessa sequência devemos somar, a partir do primeiro, para obter 180 como resultado?
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Questão 14 de 20
14. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Um cubo de madeira foi pintado de vermelho e depois cortado em n³ cubinhos iguais, n > 2 . Alguns desses cubinhos ficaram sem nenhuma face pintada e outros com uma, duas ou três faces pintadas. Se o número de cubinhos sem nenhuma face pintada é igual ao número de cubinhos com exatamente uma face pintada, qual é o valor de n?
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Questão 15 de 20
15. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Os irmãos Luiz e Lúcio compraram um terreno cercado por um muro de 340 metros. Eles construíram um muro interno para dividir o terreno em duas partes. A parte de Luiz ficou cercada por um muro de 260 metros e a de Lúcio, por um muro de 240 metros. Qual é o comprimento do muro interno?
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Questão 16 de 20
16. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Cinco meninas não estão totalmente de acordo sobre a data da prova de Matemática.
Andrea diz que será em agosto, dia 16, segunda-feira;
Daniela diz que será em agosto, dia 16, terça-feira;
Fernanda diz que será em setembro, dia 17, terça-feira;
Patrícia diz que será em agosto, dia 17, segunda-feira;
Tatiane diz que será em setembro, dia 17, segunda-feira.
Somente uma está certa, e as outras acertaram pelo menos uma das informações: o mês, o dia do mês ou o dia da semana. Quem está certa?
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Questão 17 de 20
17. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Rodrigo comprou três cadernos iguais em uma promoção na qual o segundo e o terceiro cadernos eram vendidos, respectivamente, com 20% e 40% de desconto sobre o preço do primeiro. No dia seguinte, terminada a promoção, Gustavo comprou três cadernos iguais aos de Rodrigo, todos sem desconto. Percentualmente, quanto Rodrigo pagou a menos que Gustavo?
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Questão 18 de 20
18. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
O professor Michel aplicou duas provas a seus dez alunos e divulgou as notas por meio do gráfico mostrado abaixo. Por exemplo, o aluno A obteve notas 9 e 8 nas provas 1 e 2, respectivamente; já o aluno B obteve notas 3 e 5. Para um aluno ser aprovado, a média aritmética de suas notas deve ser igual a 6 ou maior do que 6. Quantos alunos foram aprovados?
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Questão 19 de 20
19. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
O polígono ABCDEF é um hexágono regular. Os pontos M e N são pontos médios dos lados AF e BC, respectivamente. O hexágono ABNGHM é simétrico em relação à reta que passa por M e N . Qual é a razão entre as áreas dos hexágonos ABNGHM e ABCDEF?
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Questão 20 de 20
20. Questão
OBMEP-NIVEL II- (2014)
Sempre que Yurika abastece seu carro, ela enche o tanque e anota a data, a quilometragem marcada no painel e a quantidade de litros de combustível colocada. Na tabela estão os dados registrados por Yurika em dois abastecimentos consecutivos. Quantos quilômetros por litro, aproximadamente, fez o carro de Yurika nesse período?
Essas foram as questões da prova de matemática do exame da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP de 2014, nível 2, ou seja, do 8º e 9º ano do ensino fundamental.
Neste simulado, você resolve a questão e confere a resposta correta com as videoaulas de resolução dos exercícios da equipe do OBMEP. Ao final você recebe sua nota e o desempenho em cada bloco de conteúdo da matemática.