DESAFIO COM PALITOS

Aqui você vai encontrar 101 jogos de raciocínio lógico geométrico com palitos de fósforos e suas soluções resolvidas.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTE:
"Mover" um palito de fósforo significa mudá-lo de posição sem alterar o número total de palitos.
"Retirar" um palito de fósforo significa que ele não fará parte da resposta, portanto, ficará reduzido o número de palitos dados no enunciado do problema.
"Acrescentar" um palito de fósforo significa que o número total dado no enunciado será aumentado quando da resposta.

Desafio com palitos #000

Mova 2 palitos e forme 4 triângulos

Próximo → Desafio com palitos 1

Desafio com palitos são como quebra-cabeças, também conhecidos como "Puzzles". Desde muito tempo, pais utilizavam jogos de palitos para estimular o pensamento lógico e desenvolver o raciocínio lógico de seus filhos. Por ser uma atividade lúdica e serem utilizados apenas palitos de fósforo na sua resolução, desafios com palitos têm sido praticados em quase todo o mundo, uma vez que exige o mínimo de recurso ( apenas uma caixa de fósforo).

Veja também:

Como disse o matemático alemão Leibniz:

“Os jogos auxiliam a inteligência. Nos jogos o espírito humano se manifesta mais livremente. Seria desejável que existisse um curso inteiro de jogos tratados matematicamente".

Este artigo pode servir de recurso didático para professores de matemática utilizarem em suas aulas, tornando-as mais divertidas e atraentes com jogos educativos de matemática. Podendo ser abordado desde o ensino fundamental para estimular a noção de espaços e formas sendo tratado como desafios e brincadeiras pelas crianças e no ensino médio para consolidar os conceitos e definições das formas geométricas em geometria, assim como no ensino superior em disciplinas como Lógica. Além disso, esses tipos de problemas são muito comuns em concursos públicos que cobram raciocínio lógico. ( Se for o seu caso, fiz uma postagem com 10 livros de raciocínio lógico e 10 livros de matemática para concursos. Vale a pena conferir!)

Colocar os alunos diante de situações de jogos pode ser uma boa estratégia para aproximá-lo dos conteúdos estudados na escola como também estar promovendo o desenvolvimento de novas formações cognitivas e o desenvolvimento do raciocínio independente.

 

Benefícios ao utilizar desafios com palitos:

  • Construir, identificar, diferenciar, reconhecer e comparar formas geométricas;
  • Estimular a curiosidade em relação as figuras dos quadrados, triângulos e polígonos;
  • Desenvolver habilidades de raciocínio como organização, atenção e concentração;
  • Fortalecer a personalidade, uma vez que o medo de errar será eliminado pela vontade de acertar;
  • Estimular a criatividade.

 

"Afinal de contas, o que é a Matemática senão a solução de quebra-cabeças? E o que é a Ciência senão um esforço sistemático para obter respostas cada vez melhores para os quebra-cabeças impostos pela natureza?" (MARTIN GARDNER)

Chega de teoria e vamos para prática, que comece os jogos de palitos!

Compartilhar com: