Conteúdo Matemática 5º ano Ensino Fundamental

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Neste artigo vamos explicar qual é o Conteúdo de matemática do 5º ano e de todo ensino fundamental para as aulas de matemática com ótimos exercícios em 2015.

Para acessar os conteúdos de matemática dos outros anos do ensino fundamental ou ensino médio é só clicar abaixo:


 

Veja também: Tudo sobre Matematica basica


 

Conteúdo Matemática

5º ano Ensino Fundamental

Estes são os assuntos de matemática, normalmente, estudados no 5º ano do ensino fundamental. Sabendo qual é a matéria de matemática para estudar, fica mais fácil estudar online.

1º Bimestre

Números e operações

• Reconhecimento de outros sistemas de numeração (indu, romano, maia, arábico) em contexto da História da Matemática para a compreensão da importância do número para a civilização atual
• Sistema de Numeração Decimal:
- Registro, leitura e escrita numérica de grandes quantidades;
- Composição e decomposição;
- Comparação de números e representação na reta numérica;
- Situações-problema envolvendo as quatro operações e o Sistema Monetário Brasileiro – explorando a diversidade de procedimentos e de registros
• Números decimais:
- Leitura, escrita, comparação e ordenação de registros numéricos pela compreensão de características dos números decimais (valor posicional, função da vírgula);
- Equivalência de números decimais com diferentes números de casas decimais por meio de complementação de 0 (zero) (1,5 = 1,500);
- Resolução de situações-problema envolvendo decimais com dinheiro e medidas com situações de adição e subtração explorando a diversidade de procedimentos e de registros
• Reconhecimento de números naturais e de números racionais (decimais e fracionários) no dia a dia
• Reconhecimento de múltiplos e divisores em contextos do cotidiano:
- x 2 = número par, dobro;
- x 3 = triplo;
- x10, x100, x1000
• Resgate da contagem por agrupamento:
-Porcentagem em contextos significativos (10%; 25%; 50%; 75%; 100%) relacionados a decimais
• Números fracionários:
- Resolução de situaçõesproblema envolvendo números fracionários (parte,todo e fração de quantidade) no contexto social;
- Resolução de problemas envolvendo ideia de equivalência e desigualdades de frações
• Formulação, interpretação de situações-problema envolvendo as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) que envolvam números naturais e números racionais (fração e número decimal) especificamente:
-Multiplicação: natural x fração; natural X decimal;
- Divisão: natural ÷ natural; fração ÷ natural;
- Fração de quantidade para cálculo de porcentagem simples (10%; 25%; 50%; 75%);
- Adição e subtração de frações com denominadores diferentes por meio das equivalências;
- Cálculo mental: cálculo aproximado, estimativa, uso da calculadora, socialização de estratégias de conferência

2º Bimestre

Grandezas e medidas

• Construção e utilização adequada dos principais instrumentos de medidas presentes no contexto sociocultural:
-Régua
-Fita métrica
-Balanças
-Recipientes graduados
-Relógios
• Realização de leituras de medidas em instrumentos que expressem o resultado por número decimal.
• Socialização de procedimentos e de registros de medições de: tempo, capacidade, massa, comprimento.
• Resolução de situações-problema significativas que requeiram transformações mais importantes e a descoberta de suas relações: - Comprimento (Km/m; m/dm; m/ cm; cm/mm; m/ mm); Superfície (m2/dm2 e dm2/ cm2); Massa (Kg/g; g/mg; t/kg); Capacidade (L/mL); Tempo: (h/min; min/seg; dia/hora; semana/dia; mês/dia; ano/dia; ano/ mês)
• Interpretação, criação e produção de textos que constem informações que envolvam medidas
• Reconhecimento da presença e da importância das medidas em outras áreas do conhecimento e nas profissões
• Reconhecimento da evolução das medidas e de seus instrumentos na história da civilização
• Relacionamento das principais frações das principais unidades de medidas (Exemplo: ½ Metro = 50 cm; ¼L = 250 mL; ½ de hora = 30 min)
• Medidas de comprimento e área: cálculo do perímetro e da área de figuras desenhadas em malhas quadriculadas e comparação de perímetros e áreas de duas figuras sem uso de fórmulas
• Sistema Monetário Brasileiro:
-Utilização em situações-problema que envolvam a relação custo X mercadoria


Veja também: Tudo que você precisa para estudar Matematica basica


 

3º Bimestre

 Espaço e forma

• Reconhecimento e representação de deslocamentos e orientações por meio de mapas
• Representação de locais, espaços e edificações por meio de maquetes utilizando poliedros, esferas, cilindros e cones
• Ampliação e ou redução de figuras por meio de desenhos ou figuras mantendo as devidas proporções com recursos do quadriculamento
• Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre poliedros (prismas, pirâmides e outros) identificando elementos semelhantes e diferentes (faces, vértices e arestas)
• Cálculo do perímetro e da área de figuras planas a partir de situações- problema
• Identificação dos principais quadriláteros e suas propriedades
• Construção de sólidos geométricos: composição e decomposição
• Percepção de elementos geométricos nas formas da natureza, nas criações artísticas, na tecnologia e na arquitetura Identificação de figuras espaciais por meio de suas vistas: frontal, lateral e superior.

4º Bimestre

Tratamento da informação

• Leitura e interpretação de informações presentes nos meios de comunicação e no comércio, registradas por meio de tabelas e gráficos
• Registros de eventos na reta da linha do tempo
• Noções de combinação associada à multiplicação e tabela
• Situações-problema simples, envolvendo noções de possibilidade e probabilidade
• Construção e interpretação de gráficos de colunas, barras e produção de textos
• Interpretação de gráficos de setor
• Situações-problema envolvendo interpretação de tabelas e gráficos.


Veja também: Tudo sobre Matematica basica


IMPORTANTE: Não deixe para estudar para as provas na última hora, pois você pode ficar de recuperação final e acabará ficando mais difícil passar de ano.

Obs.:

Esse conteúdo é baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica do MEC ( 2013) e no Currículo em Movimento da Educação Básica ( 2014) elaborado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.
O conteúdo de matemática básica oferecido por cada escola pode variar de acordo com as suas necessidades regionais e culturais.

Professores de matemática


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Veja também: Como aprender matemática em 5 passos




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E então, o que achou dessa proposta de ensino da matemática no 5º ano do ensino fundamental?

Deixe o seu comentário e contribua para construirmos um currículo nacional de matemática para facilitar a elaboração do planejamento anual e dos planos de aula.

 


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