Conteúdo Matemática 5º ano Ensino Fundamental

 

Neste artigo vamos explicar qual é o Conteúdo de matemática do 5º ano e de todo ensino fundamental para as aulas de matemática com ótimos exercícios em 2015.

Para acessar os conteúdos de matemática dos outros anos do ensino fundamental ou ensino médio é só clicar abaixo:

 

 

Veja também: Tudo sobre Matematica basica

 

 

Conteúdo Matemática

5º ano Ensino Fundamental

Estes são os assuntos de matemática, normalmente, estudados no 5º ano do ensino fundamental. Sabendo qual é a matéria de matemática para estudar, fica mais fácil estudar online.

1º Bimestre

Números e operações

• Reconhecimento de outros sistemas de numeração (indu, romano, maia, arábico) em contexto da História da Matemática para a compreensão da importância do número para a civilização atual
• Sistema de Numeração Decimal:
- Registro, leitura e escrita numérica de grandes quantidades;
- Composição e decomposição;
- Comparação de números e representação na reta numérica;
- Situações-problema envolvendo as quatro operações e o Sistema Monetário Brasileiro – explorando a diversidade de procedimentos e de registros
• Números decimais:
- Leitura, escrita, comparação e ordenação de registros numéricos pela compreensão de características dos números decimais (valor posicional, função da vírgula);
- Equivalência de números decimais com diferentes números de casas decimais por meio de complementação de 0 (zero) (1,5 = 1,500);
- Resolução de situações-problema envolvendo decimais com dinheiro e medidas com situações de adição e subtração explorando a diversidade de procedimentos e de registros
• Reconhecimento de números naturais e de números racionais (decimais e fracionários) no dia a dia
• Reconhecimento de múltiplos e divisores em contextos do cotidiano:
- x 2 = número par, dobro;
- x 3 = triplo;
- x10, x100, x1000
• Resgate da contagem por agrupamento:
-Porcentagem em contextos significativos (10%; 25%; 50%; 75%; 100%) relacionados a decimais
• Números fracionários:
- Resolução de situaçõesproblema envolvendo números fracionários (parte,todo e fração de quantidade) no contexto social;
- Resolução de problemas envolvendo ideia de equivalência e desigualdades de frações
• Formulação, interpretação de situações-problema envolvendo as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) que envolvam números naturais e números racionais (fração e número decimal) especificamente:
-Multiplicação: natural x fração; natural X decimal;
- Divisão: natural ÷ natural; fração ÷ natural;
- Fração de quantidade para cálculo de porcentagem simples (10%; 25%; 50%; 75%);
- Adição e subtração de frações com denominadores diferentes por meio das equivalências;
- Cálculo mental: cálculo aproximado, estimativa, uso da calculadora, socialização de estratégias de conferência

2º Bimestre

Grandezas e medidas

• Construção e utilização adequada dos principais instrumentos de medidas presentes no contexto sociocultural:
-Régua
-Fita métrica
-Balanças
-Recipientes graduados
-Relógios
• Realização de leituras de medidas em instrumentos que expressem o resultado por número decimal.
• Socialização de procedimentos e de registros de medições de: tempo, capacidade, massa, comprimento.
• Resolução de situações-problema significativas que requeiram transformações mais importantes e a descoberta de suas relações: - Comprimento (Km/m; m/dm; m/ cm; cm/mm; m/ mm); Superfície (m2/dm2 e dm2/ cm2); Massa (Kg/g; g/mg; t/kg); Capacidade (L/mL); Tempo: (h/min; min/seg; dia/hora; semana/dia; mês/dia; ano/dia; ano/ mês)
• Interpretação, criação e produção de textos que constem informações que envolvam medidas
• Reconhecimento da presença e da importância das medidas em outras áreas do conhecimento e nas profissões
• Reconhecimento da evolução das medidas e de seus instrumentos na história da civilização
• Relacionamento das principais frações das principais unidades de medidas (Exemplo: ½ Metro = 50 cm; ¼L = 250 mL; ½ de hora = 30 min)
• Medidas de comprimento e área: cálculo do perímetro e da área de figuras desenhadas em malhas quadriculadas e comparação de perímetros e áreas de duas figuras sem uso de fórmulas
• Sistema Monetário Brasileiro:
-Utilização em situações-problema que envolvam a relação custo X mercadoria

 

Veja também: Tudo que você precisa para estudar Matematica basica

 

 

3º Bimestre

 Espaço e forma

• Reconhecimento e representação de deslocamentos e orientações por meio de mapas
• Representação de locais, espaços e edificações por meio de maquetes utilizando poliedros, esferas, cilindros e cones
• Ampliação e ou redução de figuras por meio de desenhos ou figuras mantendo as devidas proporções com recursos do quadriculamento
• Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre poliedros (prismas, pirâmides e outros) identificando elementos semelhantes e diferentes (faces, vértices e arestas)
• Cálculo do perímetro e da área de figuras planas a partir de situações- problema
• Identificação dos principais quadriláteros e suas propriedades
• Construção de sólidos geométricos: composição e decomposição
• Percepção de elementos geométricos nas formas da natureza, nas criações artísticas, na tecnologia e na arquitetura Identificação de figuras espaciais por meio de suas vistas: frontal, lateral e superior.

4º Bimestre

Tratamento da informação

• Leitura e interpretação de informações presentes nos meios de comunicação e no comércio, registradas por meio de tabelas e gráficos
• Registros de eventos na reta da linha do tempo
• Noções de combinação associada à multiplicação e tabela
• Situações-problema simples, envolvendo noções de possibilidade e probabilidade
• Construção e interpretação de gráficos de colunas, barras e produção de textos
• Interpretação de gráficos de setor
• Situações-problema envolvendo interpretação de tabelas e gráficos.

 

Veja também: Tudo sobre Matematica basica

 

IMPORTANTE: Não deixe para estudar para as provas na última hora, pois você pode ficar de recuperação final e acabará ficando mais difícil passar de ano.

Obs.:

Esse conteúdo é baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica do MEC ( 2013) e no Currículo em Movimento da Educação Básica ( 2014) elaborado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.
O conteúdo de matemática básica oferecido por cada escola pode variar de acordo com as suas necessidades regionais e culturais.

Professores de matemática

 

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Veja também: Como aprender matemática em 5 passos

 

 

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E então, o que achou dessa proposta de ensino da matemática no 5º ano do ensino fundamental?

Deixe o seu comentário e contribua para construirmos um currículo nacional de matemática para facilitar a elaboração do planejamento anual e dos planos de aula.

 

 

Aprenda matematica de forma simples e objetiva!

 

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Comentários

  1. Fabiana souza da Conceição

    Eu quero aprender a matemática

  2. Felipe Soares

    Sou tão humilde, que peguei livros do fundamental 1 para começar ( tem que ter fibra pra passar por todo esse conteúdo sem enlouquecer kkkk.... ), chega a dar vergonha rs... mas tow passando pra analisar como taw a grade curricular nos dias de hoje ( e está absurdamente infantil... mas infantil DEMAIS... parece até conteúdo pra retardado mental rs, mas vamo seguindo com humildade, sem pular nada kkkkk).

  3. ana Paula de castro bernardes

    Ola tudo bem?

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