Conteúdo Matemática 4º ano Ensino Fundamental

conteudo-de-matematica-4-ano-ensino-fundamental

Neste artigo vamos explicar qual é o Conteúdo de matemática do 4 º ano e de todo ensino fundamental para as aulas de matemática com ótimos exercícios em 2015.

Para acessar os conteúdos de matemática dos outros anos do ensino fundamental ou ensino médio é só clicar abaixo:


 

Veja também: Tudo sobre Matematica basica


 

Conteúdo Matemática

4º ano Ensino Fundamental

Estes são os assuntos de matemática, normalmente, estudados no 4º ano do ensino fundamental. Sabendo qual é a matéria de matemática para estudar, fica mais fácil estudar online.

1º Bimestre

 

Números e operações

• Sistema de numeração decimal:
- Registro, leitura e escrita numérica de grandes quantidades;
- Decomposição numérica
• Forma polinomial (Exemplo: 100 + 20 + 3 = 123 = 1 de 100 + 2 de 10 + 3 de 1)
• Forma de produto de fatores (Exemplo: 12 = 6 x 2 = 3x 2 x 2);
-Relação de ordem dos números naturais e seu posicionamento na reta numerada.
• Números decimais: representação de diferentes formas reconhecendo o procedimento da complementação das casas decimais (Exemplo: 1,5 = 1,50)
• Resolução de situações-problema envolvendo números fracionários (parte, todo e fração de quantidade) no contexto social
• Equivalência de frações envolvendo frações do mesmo denominador ou frações de mesmo numerador
• Associação da representação de um número decimal a uma fração, em especial: ½ = 0,5; ¼ = 0,25; ¾ = 0,75; 1/10 = 0,1; 1/100 = 0,01 sempre em contextos ligados a medidas e grandezas
• Ampliação dos procedimentos operatórios de adição e subtração dos Números Naturais para contextos envolvendo os Números decimais
• Sistema Monetário Brasileiro:
-Operações e compreensão de valores monetários: preços, trocos e orçamentos e prestações.
-Situações-problema envolvendo todas as ideias de adição e subtração com ênfase no agrupamento e desagrupamento de unidades.
• Conceitos da multiplicação em situações significativas: como adição de parcelas iguais, favorecendo a sistematização do algoritmo e combinação associada à tabela de dupla entrada como em superfície (Exemplo: formar retângulo 3 x 4)
• Conceitos da divisão em situações significativas de:
- Partilha - explorando material concreto e conseqüente registro;
- Medida - a partir da ideia de “quanto um cabe no outro” e a ideia da divisão como subtrações sucessivas
• Sistematização dos algoritmos da multiplicação e da divisão em situações significativas - explorando material concreto e a diversidade de procedimentos e de registros.
• Formulação, interpretação e organização dos dados para a resolução de SITUAÇÕES PROBLEMA envolvendo as 4 operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), valorizando a socialização dos diversos procedimentos e registros
• Calculo mental, cálculo aproximado, estimativa, uso de calculadora, socialização de estratégias de conferência Atividades lúdicas envolvendo os conceitos e operações matemáticas estudados.

2º Bimestre

 

Grandezas e medidas

• Identificação e utilização dos principais instrumentos de medidas presentes no contexto sociocultural:
-Régua, para medir pequenos objetos e distâncias
-Trena e metro, para medir distâncias maiores
-Fita métrica, para medir o corpo
-Balanças, explorando diferentes tipos e usos
-Recipientes graduados para comparar quantidades de líquidos
-Termômetros, velocímetros, relógios e cronômetros
-Realização de leituras de medidas em instrumentos que expresse o resultado por número decimal
• Ampliação de procedimentos operatórios de adição e subtração de números naturais para contextos envolvendo os números decimais
• Sistema Monetário Brasileiro:
- Operações e compreensão de valores monetários: preços, tocos e orçamentos e prestações;
- Situações-problema envolvendo todas as ideias de adição e subtração com ênfase no agrupamento e desagrupamento de unidades
• Conceitos de multiplicação em situações significativas como adição de parcelas iguais, favorecendo a sistematização do algoritmo e combinação associada à tabela de dupla entrada como em superfície (Ex. formar retângulo 3 x 4)
• Conceitos de divisão em situações significativas de:
- Partilha: explorando material concreto e consequente registro;
- Medida: a partir da ideia de “quanto um cabe no outro” e a ideia da divisão como subtrações sucessivas
• Sistematização dos algoritmos da multiplicação e da divisão em situações significativas - explorando material concreto e a diversidade de procedimentos e registros
• Formulação, interpretação e organização de dados para a resolução de situações-problema, envolvendo as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão), valorizando a socialização dos diversos procedimentos e registros
• Cálculo mental, cálculo aproximado, estimativa, uso da calculadora, socialização de estratégias de conferência
• Atividades lúdicas envolvendo os conceitos e operações matemáticas estudados.


Veja também: Tudo que você precisa para estudar Matematica basica


 

3º Bimestre

 Espaço e forma

• Exploração, representação e localização por meio de mapas e desenho de plantas baixas para o reconhecimento do espaço
• Orientação e deslocamento:
-Observação de objetos: mantendo a posição do objeto e mudando a posição do observador; mantendo a posição do observador e mudando a posição do objeto;
-Registro e socialização da observação;
-Reconhecimento de ângulos como rotação e deslocamento (girar 45º, 90º, 180º, 360º, desviar 30º); -Vivência, interpretação e representação do movimento
• Utilização de malha ou redes para representar no plano a posição de uma pessoa ou objeto
• Construção e interpretação de maquetes
• Identificação de semelhanças e diferenças (quanto a número de lados, ângulos e vértices) entre os polígonos:
-Triângulos.
- Quadriláteros: quadrado, retângulo, losango, paralelogramo e trapézio
• Cálculo do perímetro de figuras planas.
• Planificações de cubos e paralelepípedos
• Composição, decomposição e representação de figuras tridimensionais:
- Construção de sólidos;
- Embalagens
• Composição de figuras geométricas planas e partir de justaposição de outras e a utilização do tangran

4º Bimestre

Tratamento da informação

• Leitura e interpretação de informações presentes nos meios de comunicação e no comércio, registradas por meio de tabelas e gráficos
• Noções de combinação associada à multiplicação e tabela
• Situações-problema simples, envolvendo noções de possibilidade e probabilidade
• Construção e interpretação de gráficos de colunas, barras e produção de textos
• Situações-problema envolvendo interpretação de tabelas e gráficos


Veja também: Tudo sobre Matematica basica


IMPORTANTE: Não deixe para estudar para as provas na última hora, pois você pode ficar de recuperação final e acabará ficando mais difícil passar de ano.

Obs.:

Esse conteúdo é baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica do MEC ( 2013) e no Currículo em Movimento da Educação Básica ( 2014) elaborado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.
O conteúdo de matemática básica oferecido por cada escola pode variar de acordo com as suas necessidades regionais e culturais.

Professores de matemática


Baixe para imprimir o arquivo pdf com o Planejamento anual de conteúdos de matemática 4º ano e plano de aula.

( em breve)

[eBook ]  Guia prático Professor de matemática. Baixe agora! É grátis!


Veja também: Como aprender matemática em 5 passos




[eBook ] 7 dicas para estudar matemática. Baixe agora! É grátis!


E então, o que achou dessa proposta de ensino da matemática no 4º ano do ensino fundamental?

Deixe o seu comentário e contribua para construirmos um currículo nacional de matemática para facilitar a elaboração do planejamento anual e dos planos de aula.

 


Aprenda matematica de forma simples e objetiva!

     

Comentários

  1. Roselane

    Boa noite! Gostaria de tirar dúvidas. Tem um trabalho. Pra eu fazer e não estou entendendo.
    A carga máxima suportada pelo caminhão de certa empresa é 1 tonelada.A empresa precisa transportar 30 caixas de 50 kg cada uma , nesse caminhăo , em uma única viagem? Faça os cálculos para mostrar.r

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *