Como aprender matemática em 5 passos

Estudar matemática pode ser um grande prazer para algumas pessoas e um grande desespero para outras. Inicialmente, devemos acabar com todo preconceito que muitas pessoas carregam por ter tido algum trauma no passado com essa grande ciência, seja porque não soube responder o resultado da multiplicação de 9 x 9 durante uma aula da tia Maricota ou porque não encontrou nenhuma aplicação para fórmula de Bhaskara ou simplesmente por achar que a matemática é coisa do capiroto. E como aprender matemática?

 

Como aprender matemática?

Devemos ter em mente que a matemática surgiu da necessidade do ser humano em interpretar e representar os fenômenos da natureza. Ou seja, a matemática nada mais é do que uma interpretação da natureza, por isso dizemos que a matemática está em todos os lugares. Se você domina os conhecimentos matemático você estará em harmonia com a natureza e poderá se antecipar e solucionar problemas com maior facilidade.

como aprender matematica


“A Matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o mundo.”
Galileu Galilei 

O objetivo deste artigo é mostrar, em 5 passos, como aprender matemática online. Em outras palavras, como estudar matemática e resolver problemas. Mesmo sozinho, você pode aprender matemática básica rápido e com facilidade pela internet. Entretanto, é importante levar em consideração estas dicas:

1) Escolha o melhor material para estudar matemática

como aprender matematica 1

”A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.”
John L. Beckley

Escolher o melhor material para aprender matemática é algo muito pessoal e depende do seu propósito de estudo e o seu nível de conhecimento. Entretanto, é importante levar em consideração algumas questões.

a) Livro de matemática

  • Se você não sabe nada:

Escolha um livro-texto que apresenta bastante exemplos resolvidos e relacionam a teoria com aplicações no dia a dia.

  • Se você já tem um conhecimento intermediário:

Escolha um livro-texto mais “enxuto” com a organização por definições, teoremas e corolários. Para os estudantes do ensino médio e que prestarão vestibular e Enem vale a pena conferir a análise que fiz dos livros didáticos sugeridos pelo Ministério da Educação – MEC.

Obs.: Para saber mais sobre isso, clique em livros de matemática. Lá eu passo mais duas dicas valiosas para a escolha de um bom livro de matemática para você estudar. E tem vários livros digitais grátis em pdf.

b) Videoaula de matemática

Além da escolha de um bom livro base,  assistir videoaulas pode ajudar bastante na compreensão do conteúdo. Já que você poderá assistir e voltar naquela parte que não entendeu direito. Na internet tem muito material bom e gratuito de matemática com excelentes professores. Porém, estão espalhadas e precisa de um bom tempo para encontrar as melhores videoaulas. Aqui no blog e site Matemáticazup você encontrará as videoaulas que considerei mais simples e objetivas organizadas por ano e por ramo da matemática.

 

2) Organize o local e horário de estudos

como aprender matematica 2

”Nós somos o que fazemos repetidas vezes, repetidamente. A excelência portanto não é um feito, mas um hábito.”
Aristóteles

a) Local de estudos

Escolha um lugar da sua casa para ser o seu ambiente de estudos. Leve em consideração que este local deve preferencialmente:

  • Ser silencioso, que não possua distrações como televisão, telefone, etc;
  • Ter boa iluminação e ventilação;
  • Possuir uma mesa de estudos e cadeira confortável;
  • Tenha à disposição água, uma fruta ou alimento saudável.

Na impossibilidade dessas condições, considere a opção de estudar na biblioteca ou em sala de estudos.

b) Horário de estudos

Crie um cronograma semanal com todas as suas atividades e em seguida defina o horário mais adequado para você estudar. Crie o hábito de estudar nesse mesmo horário. O hábito tornará mais prazeroso o estudo. Porém, não fique escravo desse cronograma. Caso ocorra alguma coisa que impossibilite de estudar no horário definido, nada impede de estudar em outro horário.

Caso tenha que conciliar o estudo da matemática com outras disciplinas, uma forma que encontrei para otimizar o estudo e aumentar a quantidade de horas estudadas sem se cansar e sem perder a qualidade foi por meio do método de ciclo de estudos que intercala matérias de exatas e humanas usando as várias áreas do cérebro e aumentando a produtividade nos estudos. Vale a pena utilizar essa estratégia para organizar seus estudos.

3) Domine a teoria

como aprender matematica 3

“Conheces a Matemática e dominarás o mundo.”
Galileu Galilei
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”
Carl Jung

“O que é necessário aprender e em que ordem devo estudar?” No artigo matematica basica , você terá tudo sobre matemática do ensino fundamental ao médio para te auxiliar nos estudos.

O que torna a matemática difícil é o fato de ser uma matéria contínua. Ou seja, com pré-requisitos.

Exemplo: Para entender a tabuada de multiplicar você precisa saber somar. ( Caso ainda tenha problema com isso aprenda de vez com o artigo Como decorar a tabuada).

Então, para você conseguir avançar em seu estudos, é necessário que você domine as noções básicas. Não tem como fugir. É muito importante conhecer a linguagem matemática e seus símbolos.

Além disso, o entendimento da distribuição dos ramos da matemática (mapa mental) trazem uma visão ampla dessa ciência facilitando o seu estudo .

Aprenda as definições matemáticas. Uma definição matemática é uma verdade demonstrada que serve de base para estruturar o raciocínio lógico matemático. Aceite essa verdade e concentre-se na sua aplicação para a resolução dos problemas.

Sempre que aprender uma nova definição e/ ou teorema da matemática tente relacioná-lo com alguma aplicação no dia a dia, lembre- se matemática nada mais é do que uma interpretação da natureza. Esse exercício dará maior consistência para assimilar o assunto.

Crie um formulário de expressões matemáticas para consultas rápidas. Separe uma parte do caderno apenas para fórmulas matemáticas. Assim, quando precisar recordar de alguma ela estará ali a sua disposição. Não se preocupe em memorizar essas fórmulas, isso acontecerá naturalmente conforme você for aplicando- as em exercícios.

Resolva os exercícios resolvidos. Nos livros- textos, costuma- se ter exercícios resolvidos. Tente resolvê-los sem olhar a solução. Se tiver dificuldade, veja a parte que está com dificuldade e volte na resolução até conseguir chegar na conclusão sozinho.

Desta forma, para dominar a teoria temos que:

  • Conhecer a linguagem matemática e seus símbolos;
  • Aprender as definições matemáticas;
  • Relacionar a teoria com alguma aplicação no dia a dia;
  • Criar lista de fórmulas e expressões matemáticas;
  • Resolver os exercícios resolvidos.

 

4) Pratique exercícios

como aprender matematica 4

“Cada problema que resolvi tornou-se uma regra, que serviu depois para resolver outros problemas.”
René Descartes

Assim como para se tornar um grande maratonista é necessário muito treino e dedicação. Para ficar bom em matemática é preciso praticar muitos exercicios de matematica. Muito mesmo!

Para resolver problemas matemáticos, primeiramente entenda o enunciado da questão e saiba qual é o seu objetivo. E so matematica não resolve! O português e a interpretação de textos também são muito importante. Sempre se pergunte: O que o exercício quer? Não despreze a interpretação de texto. Vejo muitos estudantes que sabem as definições matemáticas mas não conseguem resolver o problema por não entender o que o exercício pede. Não tem como separar, para ser um bom matemático você precisa dominar bem a língua portuguesa e saber interpretar textos.

Uma vez entendido o enunciado do problema, divida o exercício em quantas partes forem necessárias para solucioná-lo e vá resolvendo por partes. Ao final, conecte todas essas partes e chegue na solução. Cuidado para não repartir demais o problema e esquecer qual é o seu real objetivo.

Erre bastaste. quanto mais erros você cometer, mais você aprenderá. A cada erro você tirará uma nova lição e assimilará melhor o conteúdo. Não desanime. Identifique os seus erros e refaça as questões erradas buscando entender em que parte você errou.

Uma outra forma de aprender matemática é praticando exercícios com jogos de matemática. Utilizar as novas tecnologias para estudar matemática tem demonstrado ser uma forma muito eficiente para assimilação e retenção do conteúdo. Aqui no Matematicazup temos uma plataforma de jogos educativos de matemática muito boa e divertida para você aprender matemática brincando.

Desta forma, para praticar exercícios temos que:

  • Entender o enunciado do problema;
  • Dividir o exercício em problemas menores;
  • Errar e aprender com os erros;
  • Utilizar jogos de matemática para assimilar e reter o conteúdo.

 

5) Tire todas as suas dúvidas

como aprender matematica 5

“A dúvida permite extrair um núcleo de certeza, que cresce a medida que ela se radicaliza: É indubitável que, se duvido, penso.”
René Descartes

Quando estiver praticando exercícios coloque uma interrogação naqueles problemas que você não conseguiu resolver. Durante a correção de exercícios, tire suas dúvidas e esclareça as questões em que você apresentou dificuldade. Assim que puder, resolva- o novamente entendendo a parte que não tinha ficado clara.

Conclusão

Como disse no início, matemática é a interpretação e representação dos acontecimentos da natureza. E se você domina bem a matemática terá maior facilidade em solucionar os problemas do dia a dia. Daí a importância de conhecer e gostar de matemática.

 

Para isso, mostrei neste artigo 5 passos para aprender matemática, que são estes:

  1. Escolha o melhor material para estudar matemática
  2. Organize o local e horário de estudos
  3. Domine a teoria
  4. Pratique exercícios
  5. Tire todas as suas dúvidas

 

Siga esses passos e tenho certeza que seu desempenho em matemática passará para outro patamar.

Assista ao vídeo!

 

Este artigo junto com outros do blog, resultou no eBook 7 Dicas para estudar matemática. Clique no link para fazer download GRATUITAMENTE.

 

Continue acompanhando o blog que teremos mais dicas e postagens de aulas de matemática com videoaulas.

Tenho uma pergunta para você…

Você já aplica esses passos ou algum outro? Ficou com alguma dúvida em algum desses passos?

Deixe o seu comentário. Nos falamos logo abaixo.

 

Até mais!

 

Aprenda matematica de forma simples e objetiva.

Ouça este artigo em áudio ( Aperte o Play!)

Assine nosso Podcast > Matemática ZupCast
Participe do nosso Grupo no Facebook > Matemática Zup – Estudantes e Professores

Comentários

  1. Adriana

    Bacana demais professor, excelente artigo, obrigado por compartilhar com a gente seu conhecimento.

  2. Nhicka Kang

    Marcelo Ferbat,

    Sou sua admiradora pela sua empatia em compartilhar seu conhecimento neste site.

    Agradecida de coração!

  3. Joana B A Bastos

    Muito bom seu material Marcelo, que agora vou ter a liberdade de utilizá-lo com seu aval, é claro. Sou professora há 30 anos atuando nas áreas de História e Filosofia. Nos últimos 5 anos estou atuando no ensino inclusivo trabalhando com alunos autistas e quero muito desenvolver um bom trabalho em alfabetização matemática. Com com você para isso. Um abraço.

  4. Maysla

    Estou apaixonada pelo site!
    Aonde aperta pra dar o oscar ?

  5. walesca karolayne

    como faço pra aprender matematica sem ficar canssativo

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Comece pelos exercícios. Aí, a partir da dúvida no exercício, busque na teoria.
      Caso esteja estudando outros assuntos, crie um plano de estudos intercalando matérias de exatas com de outras áreas que você goste.

  6. Ana Júlia

    Parabéns, gostei muito das suas dicas,posso te dizer que sou realmente péssima na matéria, mas com as suas dicas me senti muito inspirada e para quem faz o Ensino Médio a matemática é sem dúvidas para muitos uma prova de fogo! Vou tentar seguir suas dicas, espero ter um ótimo desempenho, obrigada!

  7. Adeilson

    Excelente material. Parabéns pelo conteúdo.
    Estarei sempre consultando matematicazup. Matemática é uma ciência que usamos no dia-a-dia, em qualquer situação, por isso, precisamos dominar o assunto, digo, a interpretação e cálculos. o que é complicado. Mas, pesquisando Matemática Básica, encontrei o professor Marcelo Ferbat que, por sinal, mostra um método bem elaborado, divertido, dinâmico e inovador para aprendermos um pouco mais dessa
    ciência que causa pânico nos estudantes que têm mais dificuldades no aprendizado.
    Mais uma vez, parabéns pela iniciativa, Marcelo.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Obrigado Adeilson pelo comentário! Isso me motiva e indica para a continuidade do trabalho. Bons estudos!

  8. Pedro

    Olá, mesmo com as excelentes dicas infelizmente não estou conseguindo ainda aprender matemática. Estou me preparando para o ENEM (Ou tentando). Quando eu vejo a teoria eu penso que aprendi mas quando chega nos exercícios eu simplesmente travo e acabo errando todas as questões. Eu espero que eu melhore e que de alguma forma eu consiga ter mais produtividade com algumas de suas dicas.. :/

  9. Juliano Batista Dias

    Cara vc é muito bom… Tenho pavor de matemática… Estou no último ano de Teologia, totalmente humana. Preciso urgentemente aprender essa matéria. Obrigado

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Teologia é uma área interessante! Siga essas dicas e pratique bastante exercícios relacionado ao seu objetivo. Abraço

  10. Ana

    Estava procurando por formas de como aprender a matemática, e acabei caindo aqui. Gostei muito do artigo! Estou no último ano do ensino médio e me sentindo bastante pressionada pois ainda não decidi qual curso fazer. Quando era menor queria muito Engenharia Aeronáutica mas comecei a ter más experiências com as exatas na escola, e acabei desistindo. Desenvolvi uma certa paixão por biológicas mas ainda sim gosto muito, mas muito mesmo de matemática. Então, estava pensando em Engenharia Ambiental onde eu teria uma junção das duas áreas. Porém, o medo de entrar e não conseguir levar o curso adiante por conta das exatas, é bem grande :/

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Ana! O mais difícil você já tem que é gostar de matemática. As dificuldades surgirão mas você tem condições de superá-las ainda mais que você já sabe o que quer. Não desanime por isso, continue! 🙂

  11. isabelle s

    mt obigado,aprendi demais…tanks

  12. DAHIANA ROBERTA MARQUES YOSHINARI

    Minha filha tem 8 anos, e esta com muita dificuldade de aprender matemática, como posso ajuda-la.

  13. Ricky Santtos

    Matematica e dificil abesa ‘-‘

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Nem tanto, encare-a como um desafio e que você pode aprender assim como outras pessoas aprendem.

  14. Luana

    Olá, este artigo foi muito útil pra mim, muito obrigada! Eu estou no 3º ano do ensino médio, e percebo o quanto minha matemática básica é pobre, tenho dificuldades em certas operações, como frações e números decimais, sei que preciso resgatar um conhecimento que me faltou quando estava no ensino fundamental. Mas o meu problema mesmo é a geometria, tenho muita dificuldade, e esse ano pretendo fazer o Enem que cobra bastante esse assunto, você poderia me aconselhar em como estudar as bases da geometria, só que ao mesmo tempo, conciliando com os exercícios nível enem?
    Obrigada desde já!!

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Luana, realmente, geometria é muito importante, principalmente para o ENEM. Em breve publicarei uma série de posts e videos sobre esse assunto. Assine nossa lista de emails para ficar por dentro quando publicarmos. Bons estudos!

  15. Pedro

    Olá, eu fiquei com medo quando o pessoal comentou que a maior nota na outra sala foi 3 e eu fiquei com medo pois minha prova é hoje,e não sei o que estudar.Sou do sexto ano e estou no primeiro bimestre por favor responda rápido.e as contas são muito complexas.

  16. Adri

    Olá professor ! Estou no terceiro ano do ensino medio (escola pública ) e não sei nada da base . Não me lembro de algumas coisas e fiquei algnss anos sem professor de matemática . Da quinta a oitava e pegava alguns substitutos que não ficavam porcausa da fama da escola e bagunça etc .. Agora quero e tenho de começar de algum lugar só não sei de onde e com que materiais livros didáticos . Não tenho como assistir muito video aula por isso não ssi como fazer , para recuperar .O senhor poderia indicar algum livro didático ?

  17. Anderson

    Que blog fantástico, estou estudando para conseguir uma vaga de medicina em uma universidade federal porem não consegui esse objetivo ainda. Analisando meus ultimos resultados, percebi que os míseros 20 pontos de média que ainda faltam, com certeza podem ser ganhos através de um conhecimento maior em matemática. E dando uma rápida olhada no conteúdo desse blog já vi que esse ano vai rsrsrs.

    Parabéns trabalho incrível; acompanharei todas as postagens.

  18. sophia ribeiro

    adorei muito bom eu sou boa em matematica agora com suas dicas vai ser melhor ainda e eu já tenho esse livro eu recomendo obrigado marcelo por me ajudar

  19. Bianca

    Fico agradecida pelas dicas Professor. Eu sou do Sexto ano. E tenho muitas dificuldades toda noite eu fico procurando site que me de dicas ou me ensine um pouco. Fiquei agradecida e seu blog é muito bom. Tenho certeza absoluta que depois disso vou me dar bem com as provas!

  20. Garota Mistèrio

    Eu tenho muita dificuldade com matemàtica… mas vou tentar seguir todos esses passos…

  21. Tathy Costa

    Aiii…nem sei por onde começar rsrs sempre fui uma ótima aluna , exceto em matemática…atualmente curso DIREITO, e tenho me preparado para concursos, e confesso, sempre torci o nariz para matemática,não simpatizava kkkkkk e agora sofro ! estou com 26 anos, e resolvendo exercícios de matemática para iniciantes…estou com muita vontade de aprender, torcendo para gostar rsrs
    o artigo me ajudou bastante…vamos lá ! rsrs

    1. Marcelo Ferbat Post author

      É isso aí Tathy, vamos lá! Encare a matemática de frente. Pare de torcer o nariz para ela e passe a amá-la. rs
      E é assim que se começa. Comece pelos exercícios de matemática fáceis, pois assim você vai acertando e se motivando, para depois passar para os mais difíceis. Desejo sucesso!

  22. Anádia Moura

    Olá, gostei muito desse artigo, esta me ajudando bastante.
    Obrigada Marcelo!

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Se curiosa é importante passo para se dar bem em matemática. Espero que o site te ajude. Abraço

  23. marcelo

    ola bom dia Marcelo parei de estudar muito cedo não era muito bom em matematica hoje vejo que preciso muito de aprender tenho que aprender quase do zero qual caminho a seguir
    desde ja agradeço queria muito sua ajuda com seu método para aprender

  24. Rodrigo

    nossa esse site é o bixo !!!! gostei muito da sua organização e conteúdo . estou me preparando para o vestibular , durante 1 ano estudarei matemática 14 horas por semana , mas to com dificuldade em me programar , visto que não sei por onde começo a estudar matemática ,e sei só apenas a matematica básica como ‘regra de 3 , mmc ,mdc, fracões,multiplicacoes , divisão e potencia ‘ apenas isso .;/ !!! pode me dar alguma dica por onde começar e percorrer visto que quero aprender o máximo em 1 ano . sera que da para comecar pelo livros do ensino medio ? meu objetivo e tira uma boa nota no enem / vestibular 2016

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Rodrigo, dá para se preparar sim em 1 ano. Baixe nosso ebook 7 dicas para estudar matemática. Lá você verá a como se organizar para estudar e qual sequência de estudos seguir. Pratique bastante exercícios do enem/ vestibulares passados. Estamos renovando nosso banco de questões. Temos simulados dos principais vestibulares e dos ENEM anteriores. Bons estudos!

  25. Lazzaro

    Professor , adorei as dicas , to no inicio do curso de engenharia elétrica ,e to percebendo que estou com dificuldades , e que são principalmente por não dominar completamente a base . psra falar a verdade durante o ensino fundamental cheguei a repetir de ano por conta principalmente de matemática , mais com o tempo fui me dedicando , ainda tenho muitas dificuldades . queria muito umas dicas . abraço

  26. Bruno Oliveira

    Bom dia,

    estou recentemente estudando na Faculdade e como muitos pensam, foi um banho de água gelada na realidade. Estou buscando auxílios pois ainda sim é difícil mesclar o trabalho e a faculdade com o tempo de estudo.
    Sinto-me muito triste e envergonhado de saber minha real situação com a matemática, coisa que sempre soube mas, tive de encarar e estou perdendo nessa guerra.
    O tempo é curto e as matérias vão sendo passadas com um tal velocidade que dá até vexame de perguntar sobre a matéria pois, meus pilares da matemática são frágeis.
    Apesar de tudo, não adianta reclamar e chorar pelo leite derramado, estou disposto a enfrentar a matemática de frente e aplicar todo conhecimento na Engenharia de Produção.
    Se realmente vou obter sucesso, não sei mas, o importante é encarar de frente.
    Espero obter bons conhecimentos e dicas para estudar com sua ajuda.
    Obrigado.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Perfeito Bruno! Encare de frente a matemática que você terá sucesso. Engenharia de Produção é um ótimo curso e , realmente, tem bastante matemática, assim como todas as outras engenharias. Procure fazer uma revisão da matemática básica do ensino médio ( Principalmente, conjuntos, funções, trigonometria, sequências) que te dará uma boa base para encarar as matérias de Cálculo. Bons estudos!

  27. Etilene Cardoso

    Boa Tarde Profº Marcelo!
    Bom ontem tive uma grande frustração, nunca tive habilidade em Matemática e desde que pela primeira vez vi as contas e não consegui resolver, não tive coragem de pedir ajuda isso aos meus 8 anos na segunda série apenas,porém deixei, tirei vários zeros em provas,porém consegui terminar o colegial, hoje faço Educação Física, porém escutei do meu marido que não teria capacidade de passar em nenhum concurso, e nem conseguir emprego,pois nem o básico eu sei :/
    De fato sou péssima e nunca tive interesse,mas escutar ele dizendo isso,e espalhando como se fosse a pessoa mais sem inteligência desse mundo –‘
    Bom procurei o site e achei interessante, agora pretendo me empenhar para que possa conseguir o que nunca tive vontade nem interesse de fazer.
    Bom sem mais professor,adorei a pagina e parece ser interessante,vou procurar me esforçar para que possa obter bastante conhecimento.

    Sem mais.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Etilene, parabéns por não desistir e continuar a buscar seus sonhos. Procure aplicar esses passos. Aqui no site temos tudo que você precisa para realizar esses passos e praticar matemática. Cadastre seu email na nossa lista vip para receber dicas gratuitamente e em breve lançaremos cursos de matemática online que poderá te ajudar. Bons estudos!

  28. Felipe smith filho de Jesus

    estou com dúvida na matéria de matemática do 9º ano do 4º Bimestre

  29. fernanda

    Oi, adorei o site, sua explicação deixa tudo muito claro. To no segundo período da graduação de Matemática e comecei a dar aulas para o fundametal II em uma escola pública, e sinceramente fiquei preocupada pois a escola ja trocou de professores 4 vezes, e já estamos no fim do ano e os meninos não conseguiram ver até o fim nenhuma matéria. Esse ano para eles está quase perdido, e os problemas só vão se acumulando. Então to procurando um Help pra tentar explicar coisas que eles entendam e que não demande tanto conhecimento anterior (o que é quase impossível). E aqui achei mt ajuda, obrigada Marcelo, um abraço. Ps: e parabéns, quero um dia ser uma boa professora assim como vc aparenta ser.

  30. Orlindo Mahengo

    Olá professor, sou de Mocambique, sou formado em Letras, tenho acompanhado as suas dicas. Nunca tive bons professores de Matemática, porque tudo no meu país é muito precário.Quando terminei a faculdade de Letras, comprei livros de Matemática do1º ao 12º ano e voltei a estudar Matemática sozinho, pois pretendo fazer o curso dos meus sonhos (Engenharia Informática) e estou me saindo bem a Matemática. Agora, estou a ver a matéria do 8º ano e em caso de dúvida, a internet tem me ajudado bastante. Fiz o curso de Letras, porque não tinha uma estrutura material e emocional para bancar um curso de engenharia e tudo fica muito complicado quando se vem duma família muito pobre material e intelectualmente, desestruturada, sem perspectiva,com cultura de violência doméstica, e que nunca olhou para a educaçao como algo que pode quebrar esse ciclo vicioso da pobreza e mudar para o melhor o rumo duma pessoa. Apesar desses empecilhos, consegui me formar, sendo o primeiro e o único filho da família que sentou nos bancos duma faculdade. Depois que terminei a faculdade de Letras, a minha renda melhorou e hoje, tenho uma boa estrutura material e financeira para encarar uma engenharia. Sei que o caminho é árduo, longo e sinuoso, mas com determinação, disciplina e foco, um dia vou me formar engenheiro. NUNCA DEIXE QUE NADA MATE OS SEUS SONHOS.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Orlindo, seja bem vindo!
      Parabéns você é um exemplo de persistência e perseverança! Além de ser uma referência para sua família. Continue assim, pois estás no caminho certo.
      Continue nos acompanhando que publicaremos melhores materiais para poder auxiliar no seu estudo de matemática sozinho. Abraço

  31. Agatha

    Desde pequena tenho problemas com essa matéria, lembro-me daquele breve momento em que minha professora estava explicando algo sobre, e o meu cérebro não conseguiu detectar a informação. Por vergonha de erguer os meus braços e dizer que não consegui entender o que ela estava explicando, fiquei extremamente quieta em minha cadeira com um ponto de exclamação sobre minha cabeça. Logo pensei “se eu não souber somente dessa vez o que ela esta explicando não vai me fazer mal”, mal sabia eu que estava tornando a minha jornada na escola muito mais dificil a partir daquele momento. Os dias foram se passando e a cada dia eu não conseguia entender mais uma informação, pois para eu entender estas e as demais que vieram, eu precisava ter tirado a minha primeira duvida.
    Uma das coisas que a matemática tem, que eu tive que aprender com o passar do tempo e com muita dificuldade, e que tudo se encaixa. Se você não tirar as suas primeiras duvidas você so vai estar tornando os problemas simples, mais difíceis. Muitas vezes pensei ” não entendi agora, mais não tem problema depois eu aprendo”. Ai me vem aquela frase famosa a minha cabeça ” Não deixe para amanha o que você pode fazer hoje”.
    Fiz esse pequeno texto para compartilhar um pouco da minha historia com voces e na tentativa de ajudar os próximos estudantes que provavelmente geram dificuldades. Você não tem que gostar da matéria, mais infelizmente na sociedade em que vivemos não temos muita escolha quando estamos na escola, pois o sistema já vem colocando em nossas mentes que sem frequentar a escola você sera burro, ou sera um vagabundo. Não e bem assim pois existem vários tipos de coisas a aprender que torna um sábio. Faço este texto para te ajudar a sobreviver ao seu ano escolar. BOA SORTE.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Agatha! Muito bom. Obrigado por compartilhar sua história e contribuir com todos para melhorar no aprendizado, não só da matemática, mas de todos os estudos.
      Você explicou de forma poética o 5º passo: TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS.
      Um forte abraço!

  32. Ketlyn De Moura

    Ola, Marcelo! Gostaria de dizer que você me ajudou muito nesse site. Tenho apenas 14 anos e já me sinto uma fera na matemática, estou muito agradecida e feliz por você ter ajudado todos nós , e queira saber que sou muito grata. Mas ainda não sei muito sobre GEOMETRIA , queria que você me ajudasse como entender sobre isso. Obrigado pela atenção , só mais um reforço , estou no 9 ano. Abraços, atenciosamente Ketlyn !!

  33. Dara Raiane Vale Silvestre

    Eu tenho 15 anos e me considero a pessoa mais burra do mundo em matemática. Perdi meu pai com 7 anos de idade e antes disso ele disse que o sonho dele seria ter uma filha formada em engenharia civil, bom, engenharia civil meche bastante com a matemática, tudo é a base de matemática. Desde então carrego um peso muito grande na minha mente, uma frustração e uma falta de capacidade, sabendo que não poderei realizar o sonho do meu pai escolhi fazer psicologia, é uma coisa que amo mas queria realizar o sonho de meu pai. Eu entendo o assunto mas me perco, uso as velhas e mais ditas desculpas e na hora da avaliação não consigo fazer nada, me sinto um nada. Acho que qualquer ser humano possa ser mais inteligente do que eu em matemática, eu odeio essa matéria. Carrego um trauma por ter sido reprovada nela, desde então perdi total interesse em aprender ela e ir mais além por achar que eu não sou capaz o suficiente. Eu quero muito um dia poder dizer que a minha matéria preferida é a matemática, dizer que tenho prazer, poder realizar o sonho de meu pai e me sentir como todas as outras pessoas que sabem matar a charada que é a matemática. Tem vezes que eu estou entendo tudo mas daí logo vem outro assunto e não consigo separar mais nada em minha mente, tudo bagunça e raramente consigo pôr em ordem. Quando estar na explicação por um momento estou na sala mas em um piscar de olhos estou em outro planeta e, quando volto pra a aula de novo toda a explicação já foi dada. Quando estou vendo qualquer coisa que seja matemática me dar um sono muito grande, não sei explicar o quanto isso é chato, fico repreendendo por até achar que isso é algum mal, peço sabedoria a Deus, oro e até as vezes choro. Muitas vezes penso loucuras, penso ser pouca para a vida, meu sonho é entrar na faculdade e me formar, meu grande sonho é esse mas, se eu não conseguir? EU QUERO CONSEGUIR, TO DESESPERADA, QUERO SER ALGUÉM, QUERO MATAR A MATEMÁTICA E NÃO DEIXAR ELA ME MATAR MAIS. Esse 2 bimestre falei que iria estudar mais, falei que iria me dedicar, só que tenho certeza que não dei 100% de mim, fiz as coisas pela metade e no final tirei um 5, cara acho que foi o pior dia de minha vida, pedir perdão a Deus e a meu pai, isso não era a filha que eu queria que ele visse, quero que ele tenha orgulho de mim. Meu namorado e a minha amiga também não são muito bons em matemática, mas são melhores que eu, e eles estudaram e tiraram notas boas, ele tirou um 9 e ela um 8 e ao saber que eu tirei um 5, sabendo que eu poderia ter cobrado e dado mais de mim. Eu não sei o que fazer as vezes; todas as vezes eu não sei o que fazer. Tenho medo, pavor desse matéria, coloco a culpa toda nela, e as vezes digo ‘Por que matemática existe ? ‘ Se eu fosse uma autoridade maior não existiria a matemática’ Mas sabe o que é pior? Pior mesmo? É lá no fundo saber que a matemática não tem culpa alguma, você, é você que não ta dando o seu melhor, ta só sendo um aluno minimo e cobrando 100% das coisas, saber disso dói. To no 3 bimestre e antes que ele começasse fiz uma promessa pra Deus, pra mim e pro meu pai, prometi que tudo iria ser diferente, e de fato estar tudo diferente, mudei de comportamento nas aulas, me reavaliei, e comecei do 0, estou procurando estudar mesmo achando que minha inteligencia é 0 nessa matéria. Tenho um trabalho essa semana, o primeiro trabalho do bimestre e confesso que estou muito assustada e comedo, não posso tirar nota baixa, tenho que tirar um 10 nesse bimestre, to lutando pra isso, e nessa aflição vim assistir uns Videoaulas e pesquisando sobre o assunto (Expressões algébricas) e acabei achando essa site aqui, que me ajudou. Quero pedir algumas opiniões e incentivos pois ainda estou precisando muito de ajuda. Bjs <3

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Dara! Parabéns por não desistir e continuar a tentar superar suas dificuldades em matemática.
      Com relação à escolha da faculdade e da profissão, essa fase é bem complicada e é perigoso nos basearmos na escolha por outra pessoa ( no caso, seu saudoso pai). Até mesmo porque essa escolha pode impactar sua vida toda se você for seguir a profissão e fazermos algo que não gostamos por toda nossa vida, não é legal.
      No caso de superar e aprender a matemática, a primeira coisa que você precisa fazer é deixar de odiar a matemática e passar a amá-la. rs Ou no mínimo, suportá-la. Você já tem barreiras demais com essa grande ciência e alimentar esse ódio só vai dificultar o seu aprendizado.
      Acredite, a maioria das pessoas têm dificuldade em matemática. A diferença é que algumas pessoas decidem encarar os problemas de frente e não se esconder com as mais variadas desculpas.
      Vejo que você está no caminho certo!
      Está buscando ajuda pesquisando na internet. Ler e seguir os passos dessa postagem podem te ajudar bastante. Pratique nossos exercícios! Fique mais tempo em contato com a matemática. Não fique só com as aulas das escola.
      Estude com videoaulas, pratique exercícios, resolva o mesmo exercício mais de duas vezes, mesmo que você já tenha acertado.
      Espero ter ajudado! Seja bem vinda e bons estudos!

  34. rafael.alcantra

    eu so muito ruim ei matematica kkk?:?

  35. Marina Vitória

    Me chamo Marina, tenho 12 anos e estou no oitavo ano. Tenho uma enorme dificuldade em matemática (apenas em matemática), e para completar meu professor é um porre! Não consigo tirar minhas dúvidas e por isso infelizmente me desmotivei totalmente a estudar matemática. Resultado: 0,0 na prova e 4,0 na média total. Agora quero, ou melhor, necessito entender esses assuntos, ou.. já sabe, reprovo! E como o professor não gosta de mim (porque converso muito nas aulas dele), é mais fácil ainda de isso acontecer… Mas como tudo na vida tem solução, acredito que o meu problema também! Muito obrigado por esse site, ele me ajuda muito também. Obrigado mesmo!

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Parabéns Marina por não desistir! É isso aí, “tudo na vida tem solução” ou quase tudo. E para a matemática é não ter medo e superar todas as dificuldades ( desafios) que aparecer.
      Você está no caminho certo, continue estudando em casa mesmo. Resolva bastante exercícios de matemática. Abraço

  36. Cassieli Martins

    Obrigado, isso me ajudou muito!!

  37. Bruna Silva

    Adorei seu site, você tem uma otima didatica, seus textos sobre matematica são bem explicativos e nao cansativos como muitos por ai, estou no 3 ano do ensino medio e vejo que a minha maior dificuldade é a matematica aplicada a nona serie e hoje percebi que posso muito bem revisar esses assuntos, seu site me motivou muito!!! muito sucesso a você

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Bruna, muito obrigtado pelo retorno.
      É isso aí! A ideia é essa. Supere todas as dificuldades e encare a matemática de frente. Pratique bastante exercícios e perceberá a sua evolução nos estudos. Abraço

  38. Bruna Silva

    Adorei seu site, você tem uma otima didatica, seus textos sobre matematica são bem explicativos e nao cansativios como muitos por ai, estou no 3 ano do ensino medio e vejo que a minha maior dificuldade é a matematica aplicada a nona serie e hoje percebi que posso muito bem revisar esses assuntos, seu site me motivou muito!!! muito sucesso a você

  39. Sandra Luisa

    Sou mãe e quero ajudar minhas filhas com os deveres de casa.Obrigada pelas dicas!

  40. pati

    Eu já li e adorei as dicas, e meu problema com matemática começou no ensino médio quando usou matemática com interpretação de texto, não sei sabe, sou nerd em matemática se tiver somente a conta (chegava a tirar 10) agora se vim com probleminha já sou burrinha. Amei as dicas 🙂

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Pati, que bom que gostou. Agora é colocar em prática. Inclusive, no seu caso, é como comentei sobre interpretar o problema. Isso é mais importante do que saber a matemática. A prática de exercícios de matemática ajudam a melhorar a interpretação. Bons estudos!

  41. Ciclano

    Sou tão desinteressado em matemática que nem li este conteúdo.

  42. Lucas

    Parabéns pelo conteúdo, com certeza, um dos melhores que já li.
    Que livros você indica para aprender mais sobre matemática do tipo que os professores ensinam entre o primeiro ano do ensino médio, segundo e terceiro.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Lucas, obrigado pelas palavras. Indicarei não um livro só, mas uma coleção de livros que herdei do meu pai e que me ajudou bastante a ter os primeiros contatos e um bom aprendizado da matemática. Estou falando da Coleção Fundamentos de Matemática Elementar. Tenho a versão antiga e são 10 livros com todo o assunto de matemática básica do ensino médio. Espero ter ajudado. Bons estudos! Abraço

  43. João

    Eu estou no sétimo ano e estou seguindo seu passos, estou gostando da matéria e também indo bem nela.
    Obrigado.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Muito bom saber disso João! Uma prova que esses passos servem para todos os níveis e idade de aprendizado da matemática. Continue nessa pegada. Abraço

  44. Catarina

    Estou impressionada com seu site e com o conteúdo que ele apresenta. Eu estudo em escola pública e percebo que se eu não buscar saber mais, vou acabar fracassando. Então queria agradecer pelo conteúdo disponibilizado. Vou continuar forte e determinada a seguir seus conselhos. Um abraço.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Nossa, muito obrigado pelas palavras Catarina. É verdade, ficar só com o conteúdo oferecido pela escola te deixará muito atrás com relação aos outros. A escola é um lugar heterogêneo, no qual uma turma tem alunos com vários níveis de aprendizagem. Então, por mais que o professor queira, não é possível passar todo o conteúdo necessário. Logo, você está certíssima em buscar o conhecimento. Continue forte e determinada que você atingirá seus objetivos. Abraço

  45. Messias

    Sou amante da Matemática, e trabalhos como esse me incentivam mais e mais a admirar essa disciplina. Costumo comentar com “minhas crianças” que ela faz parte de nossa vida em todo momento e local. Por exemplo: ao atravessarmos uma avenida, de que necessitamos? Lógico que da Matemática (para cálculos como: contagem dos passos; da velocidade a ser empreendida; da distância e velocidade dos veículos: etc.). Em suma, não vivemos sem a Matemática. Prova é que, povos antigos já se utilizavam dessa pérola, mesmo sem o conhecimento da escrita.
    Por fim, tenho apenas a agradecer ao Prof. Marcelo por esse apoio gratuito!

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Messias! Ótimo exemplo de aplicação da matemática no dia a dia. Sem dúvidas, ela está em todos os lugares hoje e sempre. Muito obrigado pelas palavras, abraço!

  46. Wildner

    Parabéns por mais um artigo ótimo para aprendermos matemática.

  47. CARLOS ANTONIO ROSA

    Ola amigo Marcelo!
    Gostaria, por favor, que me auxiliasse num cálculo que não estou conseguindo fazer, ou seja, como calcular a metragem de um rolo de papel higiênico tendo os seguintes dados para faze-lo….. diâmetros interno e externo = 50 mm e 104 mm e espessura do papel = 0,06 mm
    Agradeço, desde já, a atenção dada a esta e me despeço com um forte abraço a todos!

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Carlos, muito boa sua questão apresentada. Como de costume, vou repassar a questão para nossos leitores “queimar os neurônios” rs. E aí, alguém tem alguma sugestão? Acredito que podemos resolver essa questão com as fórmulas de comprimento e diâmetro de uma circunferência. Como podemos resolver isso?

  48. Bruno

    Marcelo, não aprendi muito com essas dicas, por que sou um dos melhores na minha classe neste assunto, mas se eu recomendasse meus colegas, à virem a este site, ajudaria-os. Também gostei que você se empenhou no site, por conta, que você criou este site comente para ajudar, enquanto outros professores, nunca criariam um site, e também gostei do seu jeito de expressar um coisa tão simples, mas ao mesmo tempo difícil. Obrigado. : )

    1. Bruno

      Erro do que eu escrevi:
      – comente = somente.

    2. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Bruno, muito obrigado pelo retorno e por compartilhar o site com seus amigos. É isso aí, continue praticando matemática. Abraço

  49. Lucas Fabrício

    Eu tenho 23 anos de idade e pretendo fazer engenharia civil, estou correndo atrás do tempo que perdi, ao invés de estudar só brinquei e agora a ficha caiu. Gostaria de pedir algumas dicas de estudo, estou aprendendo adição de frações no Kumon, mas não posso só depender disso, preciso aprender tudo do quinto ano até aqui. Ficarei grato por algumas dias, e mais uma vez agradeço pelo ótimo trabalho oferecido!!!

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Lucas, comece aplicando os passos desse artigo que ajudará bastante. Além disso, pratique bastante exercícios de matemática. Clique nesse link e confira nossos exercícios. Estamos sempre atualizando com novas provas e exames. Abraço

  50. Lucas Fabrício

    Ótimo trabalho, está me ajudando muito.

  51. Anita

    O site me ajudou bastante, porém na hora de eu colocar a teoria em pratica., me complico. Mas vendo essas dicas vi que posso melhorar, pois, pra falar a verdade, a minha média pessoal de matemática não passa de 4, e eu não quero mais isso. Já fui muito boa e média 10. Aliás eu pretendo fazer engenharia, então, tenho que urgentemente melhor minhas exatas. obg.

  52. Jaqueline Araújo

    Nossa, sempre achei matemática um bicho de 7 cabeças… Mais depois aprendi que um assunto depende do outro, e quando aprendo um assunto, depois vejo que ele é tão fácil !
    Estou na 8º Série, estava dando ” equações do 2º grau ” (ainda estou dando), quando vi esse assunto na primeira vez, pensei que não ia conseguir aprender ,” memorizar ” .
    Quando a prof começou a dar as contas com X, Y, M, eu fiquei com um peso na cabeça, queria até conhecer quem criou a matemática, pra matar esse homem, até chamei ele de maluco, doente mental. Kkkk
    Mais quando eu não pego o assunto direito na escola, eu sempre vou no YouTube ou procuro algumas atividades, pego algumas atividades nos sites pra resolver… pratico até aprender !
    Gostei muito desse site e muito obg pelas dicas !

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Jaqueline, é muito verdade isso que você falou. Inclusive muitos estudantes pensam da mesma forma que você comentou.
      Mas o segredo é esse mesmo: não desistir. Continuar tentando entender e resolver os problemas de matemática. Aproveite para estudar conosco. Abraço

  53. marlilia

    tô sofrendo , não tive bons professores no ensino fundamental e no ensino médio só tive aula de matemática no terceiro ano , e minha professora só jogava o assunto no quadro e nada mais, agora tô fazendo matemática e técnico em meio ambiente, e me sinto completamente perdida, pq não sei o básico, não tô conseguindo aprender , as coisas são pra quem sabe pelo- o básico , sempre fico perdida e nunca entendo nada, me ajuda não quero desistir do curso, me apaixonei completamente pela matemática, como eu faço pra compensar tenho que aprender logo antes que fique tarde de mais, todo mundo diz mas pra mim dez pra mim desistir ,que matemática não é pra mim ,mais não quero , quero fazer é matemática não vou desistir , me ajuda me dar umas dicas. por onde eu começo, e como eu faço, sei lá me ajuda.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Marlilia! Que bom que você identificou o problema e está buscando a solução. Para começar temos esses cinco passos do artigo. Tente aplicá-los nos seus estudos, tenho certeza que irão ajudar bastante no seu desempenho de estudos. No seu caso, se está no começo do curso de matemática, acredito que você esteja tendo dificuldade nas matérias de cálculo. Elas são “chatinhas” mesmo. Ainda mais se a pessoa não teve uma boa base no ensino médio. Para superar isso, seria interessante estudar pré-cálculo. Tem livros com esse título que abordam todo o assunto necessário para aprender cálculo. Com exemplo: Conjuntos, números reais, função entre outros. É isso aí, persista! Abraço

  54. Daniel

    obrigado marcelo esta materia e muito ampla e facil de aprender com esforço , e agradeço por ter colocado este site no ar, mt bom msm ajudando muitas pessoas de todo mundo com provas de enem guardinha etc ..

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Paulo, sem dúvidas um dos maiores problemas na matemática é a interpretação e entendimento dos exercícios e problemas. A melhor forma de melhorar isso é melhorando seu nível de interpretação de textos por meio da leitura em geral e também pela prática de muitos exercícios de matemática. Pois assim, você começará a se familiarizar com os termos e linguagens matemática. Abraço

  55. vater

    e não sei nada de matematicaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  56. danilo

    cara eu nao entendo matemática por nada pra min matematica sempre foi e ta sendo a matéria mais dificil pra min. eu tento entender eu estudo eu pergunto para o professor mais mesmo assim eu nao entendo

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Danilo, a maioria das pessoas tem essa dificuldade. Mas aprender matemática é como aprender inglês. Quanto mais contato você tiver com ela, melhor fica seu entendimento dessa ciência. E um agravante é que para evoluir nos assuntos estudados da matemática, é necessário conhecimentos básicos desde o seu início. As vezes, a sua dificuldade não está no assunto tratado pelo professor ou que você está estudando no momento, mas sim em um conhecimento anterior necessário para entender o assunto abordado. Uma boa forma de superar isso é estudar os elementos básicos da matemática desde a tabuada. Aqui temos muitos assuntos básicos de matemática para você começar. Abraço

  57. Flávia

    Adorei seu blog, parabéns!! Gostaria de uma dica de como estudar com meus filhos para OBM, ano passado eles foram super bem na primeira fase e muito mal na segunda, os exercícios são de um nível muito superior em grau de dificuldade aos que eles aprendem na escola, apesar de ser sobre o mesmo assunto. Eles amam matemática, ano passado e retrazado fizeram o ano todo aulas de Soroban (ábaco japonês), achei que foi muito bom para melhorar a concentração e a velocidade na resolução dos problemas. Gostaria de saber se vc indica algum livro ou outra coisa que possa nos ajudar.
    Muito obrigada pela sua atenção,
    Flávia

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Flávia, muito obrigado pelo seu retorno. Participar da OBM é um ótimo estímulo para se aprender matemática. Aqui no blog estamos lançando uma Plataforma de Jogos Educativos de Matemática no qual os estudantes aprendem matemática com jogos e atividades que passo semanalmente e que conforme eles vão fazendo vão acumulando pontos, medalhas e troféus. É uma nova estratégia que estou utilizando com recursos lúdicos e de gamification. Clique no link para conhecer. E uma outra forma, se o seu objetivo é a OBM, temos cursos de exercícios de matemática com resolução de provas da OBM, no qual o estudante resolve simulados de provas anteriores da OBM e aprende a resolvê-los com videoaulas explicativas. Ainda estamos em fase de lançamento então os primeiros assinantes irei dedicar um tempo exclusivo direcionando de acordo com o seu objetivo. Clique lá para conhecer e qualquer dúvida é só entrar em contato pelo nosso formulário de contatos lá no topo direito da página ou via comentários. Abraço

  58. Matheus

    ” Erre bastaste. quanto mais erros você cometer, mais você aprenderá. A cada erro você tirará uma nova lição e assimilará melhor o conteúdo. Não desanime.”
    Essa parte me despertou um sentimento de perseverança, muitas vezes eu desanimava com os erros em Matemática e nas ciências exatas. Suas palavras e seu artigo me motivaram bastante. Obrigado !

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Que bom Matheus, o objetivo era exatamente esse. Motivar para encarar de frente os problemas da matemática, e consequentemente da vida, e saber que o erro não é um fracasso, mas um passo a mais para se chegar ao sucesso. Abraço

  59. Rauenha alves

    Olá tenho 18 anos mas nao consigo aprender matematica..fico triste

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Rauenha! Não fique triste. Não importa a idade. Nunca é cedo ou tarde para aprender matemática. Tente aplicar esses passos e verá como a situação vai mudar. Se necessário procure ajudar com um professor de matemática. Abraço

  60. !

    Grande obrigado
    achou que isso me libertou!

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Boa pergunta Francisco. Uma dica é: mdc (a,b) x mmc (a,b) = a x b . Agora ficou fácil né?! E aí, alguém arrisca?

  61. Sabrina Reis

    gosto muito de matemática acho que e uma matéria importante que a gente leva pra vida toda , tenho muita facilidade em aprender , mas confesso que nunca usei nem um desses cinco passos e nunca fui alem da matéria da escola , mas como esse ano to sem professor de matemática pesquisei na internet a matéria pra mim n ficar atrasada e encontrei esse site q e muito bom e me ajudou muito ja estou seguindo todos os passos e vejo q tudo q achava dificio fico mais facíl , obrigada e agradeço tambem pelas frases de René Descartes, Galileu Galilei, Aristóteles e etc

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Muito obrigado pelo seu comentário Sabrina. Bom saber que esses passos estão te ajudando a aprender matemática. Ahh, e sempre é bom ter boas referências de grandes pensadores para nos orientarmos e conhecer melhor a matemática. Abraço

  62. neuzi santos

    ola professor preciso ajudar minha filha pois e pessima em matematica acho que e ereditario pois nao consigo aprender essa matematica moderna ela esta no oitavo ano ensino fundamental maior dificuldade matematica me ajude como podes nos ajudar me de resposta.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Neuzi! Estamos lançando uma Plataforma de Jogos Educativos de Matemática com foco para crianças e estudantes do ensino fundamental e médio. Nele estarei dando dicas e passando jogos, atividades e exercícios de matemática, assim como videoaulas explicativas para aprender matemática. Cadastre- se gratuitamente no blog para conhecer melhor a plataforma de jogos. Clique no link para conhecer melhor. Vale a pena conhecer. Abraço

  63. Caroline

    eu tenho duvidas de interpletação em problemas se poder dar mais dicas agradeço mais me ajudou mt . deus te abençoe

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Muito obrigado Caroline! Continue nos acompanhando pois estamos sempre postando dicas de matemática. Abraço

  64. Sarah

    Olá. Estou no 1º ano do ensino médio e não sei absolutamente NADA de matemática. Sempre tive dificuldade, e fui deixando de lado, e como a escola não exigia muito, dava conta mesmo assim. Agora estou em uma escola que exige mais. E como na Matemática um conteúdo depende do outro, o fato de eu não ter aprendido conteúdos anteriores está pesando muito agora. Eu não sei mais o que fazer, é impossível aprender o conteúdo à essa altura do campeonato? Por onde começo? Vou tentar seguir as dicas, apesar de não sair nada produtivo quando estudo sozinha. Também gostaria de parabenizar pelo blog, para mim, vocês que manjam da Matemática são uns verdadeiros gênios na Terra. Haha.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Sarah, muito obrigado pelo seu comentário. Você falou uma coisa muito importante. “Na matemática um conteúdo depende do outro”. Exatamente, e talvez por isso ela seja visto por muitos como um bicho-papão. Mas calma, uma caminha começa com um primeiro passo. E você já deu o primeiro passo ao procurar ajuda. Agora é começar com calma e assimilar os conhecimentos básico de matemática. Em breve estarei publicando um artigo com o conteúdo básico de matemática para iniciar o ensino médio. Por enquanto, você poderia dar uma olhada no conteúdo de matemática do primeiro ano do ensino médio e também o conteúdo de matemática do ensino fundamental. Clique nesses link e dá uma olhada no conteúdo normalmente estudado nessas série e resolva os exercícios de matemática para dominar esses assuntos. Abraço

  65. Paulo

    Ola,muito interessante seu artigo,tenho 40 anos e não tive uma base na matemática e tenho muitas dificuldes em entender o enunciado da questão. Estou fazendo um curso técnico de automação industrial e estou encontrando muitas dificuldades com os cálculos,vou aplicar suas dicas
    Um abraço, e parabéns..

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Paulo, muito obrigado pelo seu comentário. Espero que melhore seu rendimento em matemática. Abraço

  66. João Pedro Fraga Silva

    Marcelo eu to tão emocionado com sua resposta, que nem estou conseguindo elaborar o comentário, tudo que eu posso dar é um simples OBRIGADO!!!!;)Cara vc não sabe como me deixou feliz quando me respondeu.
    Eu te enviei uma solicitação de amizade no face, se puder aceitar, tudo bem, se não puder…eu vou entender.
    Queria muito fazer amizade com vc.
    HA!!!!!! Já ia me esquecendo, queria te pedir para passar o LINK do meu canal para seus amigos.

    Muito OBG!!!!!!Abraço

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá João Pedro, já aceitei sua solicitação de amizade no facebook. Seja bem-vindo! Abraço

  67. Ana Vitória Gomes de Loiola do Couto

    Oi Marcelo, tenho uma dúvida gostaria de saber se o livro de matemática que eu estudo em minha escola pode servir para eu estudar? Ele contém muitas atividades de matemáticas resolvidas

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Ana, não sei qual é o livro que você usa na escola, mas como ele foi escolhido pela escola e tem muitas atividades de matemática resolvidas, é interessante você tentar resolver esses exercícios sem olhar a resolução e conforme for tendo dúvida vá olhando a parte da resolução que você não entendeu e volte para tentar resolver o restante. Bons estudos! Abraço

  68. anderson tonini ramalho

    Parei meus estudos me arrependo muito!!. Mais pretendo voltar a estudar e ter um futuro melhor. Vou seguir suas dicas valeu Marcelo Ferbat.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Muito bom Anderson. É isso aí. Nunca é tarde para voltar a estudar. Bons estudos! Abraço

  69. Bianca Freitas

    Cara !!!!! eu estou mega desesperada pois estou no 3°ano E.M. , e entrei no cursinho para o ENEM, e notei que minha unica dificuldade é matemática, pois demo muito tempo para resolver uma questão simples e ainda não consigo achar o resultado , sério estou desesperada … Mais já anotei suas dicas e vou “dar minha vida” por matemática kkk !!! Valew mesmoooooo ,se tiver mais dicas para me ajudar a despertar meu raciocínio me mande no meu e-mail eu agradeço …
    Desde já Obrigado
    Bianca Freitas

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Bianca, perdoe o atraso. É isso aí! Coloque em prática essas dicas e cadastre o seu email gratuitamente na nossa lista no topo ou na lateral do site que estamos sempre enviando dicas, conteúdos e exercícios para te ajudar a aprender matemática. Abraço

  70. João Pedro Fraga Silva

    Marcelo, meu nome é João Pedro e sou do ES Brasil.
    Eu detestava matemática, mas de tanto minha mãe me estimular e minha irmã me ajudar, já cheguei a uma conclusão, que sem matemática, não se chega a lugar algum. Mas, é uma luta muito grande. Cara, sou ASPERGER não sei se você sabe o que é isso, me cuido.Tenho médicos cuidando de mim. Pois é, ser AUTISTA LEVE pode parecer ser bom, dizem que muitos GÊNIOS eram, á li a respeito. Porém sinto uma enorme dificuldade para me concentrar, se o professor falar muito rápido, não consigo entende nada. Tenho dificuldade de aprender e me socializar(tenho poucos amigos).tenho muito dificuldade de memorizar a TABUADA. Aprendo e esqueço, quase sempre,em todas as matérias. Mas não quero desistir. Minha mãe até contratou uma professora para reforço em casa. Mas eu gostaria mesmo, é de fazer amizades com adultos inteligentes como você. Quero muito ser seu amigo, você tem Skype??? Eu poderia trocar ideias com você ?? Você tem vídeo aulas na INTERNET ou no YOUTUBE?? Ha!! Já ia me esquecendo, eu tenho um canal no youtube, ele fala sobre games, dá pra você dá uma passadinha lá?? E se gostar se inscreva, FICAREI HONRADO.////LINK>>>>>>>>> https://www.youtube.com/channel/UCKaGrVXWt6EVol4uwvV3QWw

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá João Pedro. Muito obrigado pelo seu comentário. Não conheço profundamente o assunto, mas tenho procurado saber mais sobre autismo. Tenho alunos assim e sem dúvidas os jogos de matemática do blog ajudam muito eles. Em breve começarei a postar videoaulas explicando a matemática e com resolução de exercícios. Nosso site já tem uma plataforma de jogos que é muito bom para praticar matemática. Você já fez o cadastro? Caso não, dá uma olhada aqui. Jogos educativos de matemática. Estamos em fase experimental. Inicialmente, estamos oferecendo gratuitamente para os primeiros cadastrados, assim como iremos oferecer um suporte direto com explicações via skype para os primeiros cadastrados. Acredito que essa nova forma de aprender matemática será muito bom para o seu caso e para as pessoas que têm dificuldade em aprender matemática. Inscrevi-me no seu canal no youtube. 😉 Parabéns por ter chegado a essa conclusão da importância da matemática em sua vida. Sem dúvidas, sua mãe e sua irmã sabem o que dizem e querem o seu bem. Fique à vontade para opinar e sugerir aqui no blog. Bons estudos! Abraço

  71. Ariadne

    Olá , eu estava olhando o site e gostei , vou tentar melhorar e seguir essas 5 regras , na verdade sou pessima em matematica mais eu sou daquelas que se esforça bastante ate conseguir alcançar meu objetivo ..muito obrigada foi uma execelente ajuda para mim

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Ariadne, muito obrigado pelo seu retorno. Pronto, o mais importante você já tem… Você tem determinação. Agora é arregaçar as mangas e por em prática essas 5 regras. Abraço

  72. RUBENSJUNIOR

    BOA TARDE

    OI FAZ MUITO TEMPO QUE NÃO ESTUDO, QUERIA SABER SE VC TEM UMA DICA PARA VOLTAR.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Rubens. Para quem tem bastante tempo sem estudar, é interessante ter o apoio de um professor. Comece assistindo videoaulas de matemática básica e vá começando a resolver exercícios fáceis e subindo de nível aos poucos. Em breve teremos videoaulas de matemática básica. Abraço

  73. Ismael

    Muito obrigado pelas dicas, Marcelo.
    Eu tive um aprendizado de matemática totalmente desestruturado no ensino fundamental e médio, o que me levou a acreditar, por anos, que eu era totalmente incapaz e inferior aos outros. Hoje, com quase 30 anos, decidi que quero nivelar o meu conhecimento e ingressar em alguma área da engenharia ou física. Sei que tenho muito a aprender, mas estou disposto. Inclusive, quero aprender e dominar o Cálculo antes de ingressar na faculdade.
    Forte abraço. Sucesso.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Muito obrigado pelo seu comentário Ismael. Boa! Você está no caminho certo. Continue focado. É possível recuperar o tempo perdido e nivelar o seu conhecimento para ter uma boa base para encarar a faculdade de exatas. Antes de começar a estudar Cálculo, estrude para ter uma boa base no conteúdo de matemática do ensino médio. Ex.: Conjuntos numéricos, funções, sequências e trigonometria. Conte conosco. Bons estudos! Abraço.

  74. carla cristina

    DICAS INTERESSANTES,PRINCIPALMENTE PARA QUEM TEM GRANDES DIFICULDADES EM APRENDER,TIPO EU… GOSTARIA DE TER ACESSO AS VIDEOS AULAS, MANDA PARA O MEU E-MAIL, ASSIM POSSO TENTAR OBTER O QUE MAIS ESTOU PRECISANDO,CONHECIMENTO NESSA AREA.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Carla, obrigado pelo comentário. Em breve publicaremos as videoaulas e enviaremos email avisando para a nossa lista de assinatura. Caso ainda não tenha cadastrado seu email. Por gentileza, cadastre o email para receber informações gratuitas de dicas de matemática do nosso blog. Abraço

  75. italo yure

    gostei muito dos 5 passos , sou academico de matematica e fico feliz por ter pessoas como vc q mostram que a matematica nao é nenhum bicho de sete cabeças …

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Italo, muito obrigado pelo retorno. Espero que conclua com êxito a academia echegue para somar na educação brasileira. Abraço

  76. juliana

    eu sou péssima em entender matemática tenho muita dificuldade mas com esses 5 passos de matemática eu tenho certeza que vou aprender. Muito obrigado

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Juliana, obrigado pelo seu comentário. Espero que essas dicas te ajude a aprender de verdade matemática. Abraço

  77. Yoná

    Amei as dicas, a mais importante, na minha opinião, é saber interpretar um problema, fiquei muito tempo sem entender ela por causa da interpretação.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Concordo Yoná! Mais importante que saber calcular é saber interpretar o que o problema quer. É importante ter um bom nível de interpretação de textos e se familiarizar com as palavras e símbolos matemáticos. Abraço

  78. Jaqueline

    Tenho muita dificuldade em matemática e não entendo nada…Não sei mais oque fazer,a minha professora explica mais eu não entendo. Adorei suas dicas,mais mesmo assim não consigo focar nessa matéria.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Jaqueline. No começo é meio complicado mesmo, mas é necessário persistência e determinação. Pratique bastante exercícios. Comece resolvendo os exercícios que já estão resolvidos. Repita ele até você conseguir resolver sozinha. Espero que ajude. Abraço

  79. Camila

    Olá, Marcelo! Permita-me parabenizá-lo, pois seu blog é incrível. Tenho dificuldades em aprender matemática, logo tenho um raciocínio lento, porém, fazem algumas semanas que estou com uma vontade enorme de aprender essa ciência que considero muito precisa e importante. Espero que continue com esse trabalho maravilhoso e que sempre possa lançar novas atualizações no blog. Que Deus proteja!

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Camila. Muito obrigado pelo cometário. Fico feliz de ter esse retorno e me motiva a trabalhar mais e criar mais conteúdo de qualidade de matemática. Espero que supere suas dificuldades e aprenda de vez essa grande ciência. Abraço

  80. Mah

    Tenho bastante dificuldade em matemática, logo não tive uma base sólida no ensino fundamental eu meio que perdi grande parte do ensino fundamental e agora, quero prestar vestibular e tenho que estudar bastante principalmente matemática , mas não sei por onde começar !

  81. jane lucia

    nao ten exercicios para o nono ano ?

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Jane, nas próximas semanas estaremos publicando. Obrigado pelo lembrete. Abraço

  82. Léia

    Adorei todas essas dicas, faço o 2° ano e nunca fui ‘boa’ em Matemática. Pretendo seguir essas dicas e me esforçar ao máximo para aprender!

  83. jhanio vidhenson

    eu gosto muiito de matematica,mas,eu quero ficar em um nivel otimo em matematica,eu estudo mas não consigo melhorar , sera que voçe pode me ajudar ??

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Jhanio. Em breve estaremos publicando videoaulas com a resolução de exercícios de matemática e lançaremos curso de matemática básica futuramente. Avisaremos. Abraço

  84. Nilcy

    Olá, professor Marcelo! Sou vestibulanda de medicina e sempre tive muitas dificuldades com matemática e exatas de modo geral. Quando leio um problema, não consigo interpretar o que ele pede. Mas geralmente sou muito boa em interpretação de texto na parte de portugues… Pode me dizer como sanar esse problema? Iniciei meus estudos pela matemática básica, resolvo exercicios, mas travo em alguns… Estou estudando por conta própria para os vestibulares. Você acha que se eu eu me esforçar, consigo passar?

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Nilcy. Consegue sim. Para melhorar na interpretação de exercícios de matemática. Basta fazer muitos exercícios, pois assim, você irá se familiarizar com a linguagem e símbolos matemáticos. Fique tranquila, essas “travadas” são normais. É praticar o maior número de exercícios possíveis. Conheça os exercícios do vestibular que você está se preparando. Espero ter ajudado. Abraço

  85. beatriz

    muito obrigado Macelo vc mi ajudo muito

  86. Lucas

    Tem muita coisa que não aprendi em matemática como frações, equações, e divisão esqueci ;-; Me da uma força aí? Valeu Deus abençõe!

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Lucas, em breve estaremos publicando mais vídeos explicativos desses assuntos. Continue nos acompanhando. Abraço

  87. Lucas

    Hey, gostei do site. Vou colocar matematica em pratica no meu dia a dia, estou no 9º ano e minha professora é exigente e eu posso reprovar por causa disso. Mas eu tenho muita preguiça de parar um pouco pra estudar, tanto só de eu olhar pra lousa e vê aqueles problemas pra resolver já buga toda a minha mente. Mas vou dar um jeito de aprender toda essas coisas do ensino médio.Thanks!

  88. Rose Santos

    Sou formada em matemática desde 1998. Trabalhei até em 2007, mas com o ensino fundamental. Agora fui contratada para trabalhar com o ensino médio. Como estou muito tempo sem praticar, acabei esquecendo, porque esses anos todos em sempre estava trabalhando com educação especial. Agora, estou tendo dificuldades para trabalhar porque já esqueci quase tudo. Por favor, me ajude![

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Rose. Fique tranquila. Não tem muito mistério e aos poucos você irá se familiarizar com essa nova série. Qual é a série que você irá trabalhar? Considere dar uma olhada nos nossos artigos sobre o conteúdo de matemática estudado em cada ano do ensino médio. Ele te dará um bom referencial para começar e a partir daí você vai adaptando a realidade da sua escola e sua classe. Qualquer dúvida, vamos conversando. Abraço

  89. Luísa A de Holanda

    Muito bom mesmo. Vou seguir essas dicas.

  90. Vilma de Almeida Sampaio

    Olá Marcelo bom dia ,
    adorei o artigo , vou tentar colocar em pratica as dicas proposta.
    Tenho muita dificuldades em matemática principalmente
    em raciócinio lógico , não consigo ententer os exercícios , estou fazendo faculdade a distância em gestão em recursos humanos e me deparei com a matemática , nossa preciso apreender e entender de alguma forma.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Vilma. No começo raciocínio lógico parece ser a coisa mais sem lógica do universo. Mas é porque nosso raciocínio está viciado com as falácias do nosso dia a dia. Mas aos poucos conforme você for avançando na matéria, as coisas vão ficando mais claras e fazendo mais sentido. Não desista! Continue estudando mesmo se não entender e não fizer sentido. Avance na matéria e as dúvidas do passado vão sendo superadas. A disciplina de raciocínio lógico é muito importante para tudo na vida. Em breve, teremos um curso de raciocínio lógico. Espero ter ajudado, abraço

  91. Dayane

    Boa tarde Marcelo

    Salvei aqui o link e o seu site será a minha casa.
    Após 10 anos de terminado o ensino médio, resolvi cursar Engenhária Civil, gosto da área, meu trabalho é relacionado a construção e tudo mais. Só que, estou desesperaaaaada, tenho 2 semanas na faculdade e nos dias de física e calculo saio chorando, chorando mesmo de escorrer lagrimas, estou me sentindo uma analfabeta.
    Meu histórico escolar não tem as melhores notas mais são boas, só que não lembro de nada.
    Vou revisar aqui desde a 1° série até o ensino médio para ver se tenho salvação.
    O que acha? meu caso é perdido? Desisto?

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Dayane. Desistir jamais, ainda mais se este for o seu sonho. Fique tranquila. A matéria de Cálculo é o terror das faculdades. Muitos alunos desistem quando encontram cálculo pelo caminho. Lembro no meu curso de matemática que começou com 40 alunos e depois de Cálculo a sala diminuiu para 23 alunos. Essas matérias ( Física e Cálculo) em Engenharia Civil são bem específicas. Eles se concentram em assuntos utilizados nessa área. Então, acredito que uma breve revisão em Conjuntos, Funções e Trigonometria te darão uma boa base para começar a resolver os exercícios dos livros de Cálculo específico para engenheiros. Espero ter ajudado, abraço.

  92. J. Alessandra

    Nas primeiras series tinha pouca dificuldade, entretanto, com o oitavo e nono ano comecei com maiores dificuldades e sinceramente, a desistir da matéria, a chamando de coisa do capiroto. Minhas notas não são baixas, na verdade, são sempre acima da média, mas digamos que meu “maior” sonho é e sempre foi passar ao menos para a segunda fase de uma das olimpíadas de matemática, coisa que nunca consegui.
    É como se o que eu aprendi nos anos anteriores fosse esquecendo com o chegar dos outros, travando até mesmo em questões simples. Agora no primeiro ano me preocupo em passar no Enem e já comecei a estudar, espero que as dicas deem certo! Obrigada” c:

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Alessandra. É verdade, matemática tem disso mesmo. Senão praticar constantemente, esquecemos. É como o corredor de rua. Tem que está sempre treinando para estar bem condicionado para a corrida. Se ficar parado por um tempo, perde o preparo e fica “enferrujado”. rs Em breve, postaremos novos exercícios de matemática, inclusive com questões do ENEM e OBMEP, para vocês praticarem matemática e estarem bem preparados para esses exames. Bons estudos, abraço.

  93. Denise

    Meu filho tem pavor de matemática, odeia qualquer matéria relacionada com números.
    Quem sabe este blog possa ajudá-lo.
    Obrigada!

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Denise, espero que ajude seu filho a quebrar esses preconceitos e passar a gostar de matemática. Abraço.

  94. Aline Oliveira

    Olá !

    Gostei muito do site ,pois para mim a matemática tem sido um mostro de 7 cabeças ,não entra na minha mente nem por reza brava ,mas vou continuar seguindo o site e tendo determinação, e vamos ver se consigo alguma coisa.
    Abraço!

    1. Marcelo Ferbat Post author

      HAhaha É isso aí Aline! Continue com determinação. Desejo que conquiste os seus objetivos. Bons estudos, abraço

  95. adailton santo de oliveira

    prof marcelo muito sua explicaçoes, parabaens

  96. Gilson Brenner

    Marcelo,bom dia!

    Gostei muito da organização do site,e vou praticar tendo
    por base seus conselhos e dicas para um melhor aproveitamento da matéria.

    Que Deus o abençoe,e você possa ver seus planos realizados
    e usufluir de tudo que ELE cuidadosamente preparou para o seu triunfo.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Muito obrigado pela bela mensagem Gilson, fico feliz de ter esse retorno. Espero que você melhore bastante o seu aproveitamento em matemática. Bons estudos, abraço.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Haha Agora é aplicar os passos e superar as dificuldades que aparecerem. Bons estudos, abraço

  97. Sara

    Muito bom cara, meus parabéns! Deus te abençoe!

  98. gabriella

    gostei muito mais esta faltando alguma coisa não sei o que é!!!

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Gabriella, obrigado pelo retorno. Agora só falta aplicar os passos e estudar né?! rs ( brincadeira) O que poderia ser? Fique à vontade para nos dizer e dar sua opinião, abraço.

  99. Yasuo

    Ótimo artigo, gostei mesmo, vou tentar aplicar essas dicas em meu dia-dia pois tenho imensas dificuldades em Matemática, e como eu adoro jogos, vou considerar a Matemática como um jogo que comprei e coloquei na dificuldade Super Difícil e depois tentar zerá-lo. Obrigado e boa sorte com o maravilhoso site Matemática Zup

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Muito obrigado Yasuo. Muito boa a sua estratégia. Considere a matemática como um jogo nível Hard hahaha. Em que você é desafiado todo o dia com um novo problema para você superar todos. Bons estudos, abraço

  100. Eva Maria Gonçalves Cardoso

    Sou muito dedicada aos estudos, mas quando parece que estou entendendo ai vem algo complicado penso que matemática é para os mais espertos, vai ver que falta alguma coisa em meu celebro que não consegue entender está teoria, o triste é que preciso entender, já não sei o que fazer?

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Exatamente! Matemática é para os espertos. Mas quem disse que você não pode ser esperta? Qualquer um pode ser esperto e entender a matemática. Fique tranquila. Dificuldade para entender a teoria todo mundo tem. A diferença é que o esperto não desiste de aprender e vai superando as dificuldade que vão aparecendo. Não tem nada a ver com o cérebro ( ele é o mesmo para todos). Tem a ver com a determinação e disciplina para aprender essa simples ciência. Espero ter ajudado, abraço

  101. Andressa Lima

    Adoro matemática! Consigo entender todos os problemas, mais só se o professor(a) explicar direitinho

  102. Emilly

    Obg, realmente foi muito útil, resolvi quase todas as minhas questões em matemática.

  103. Mariana Alves

    Boas dias professor vou conciliar elas nos meus estudos…obg

  104. J.Capelini

    De fato sempre fui preguiçoso e usava a desculpa de “eu não entendo” ou “isso é fácil demais,não preciso estudar” e assim fui empurrando com a barriga até o 8 ano,eu estudava em escola particular minha família viu que eu não ligava para o estudos e me colocou no estado me arrependo profundamente disso pois tudo o que esta sendo ensinado em minha escola eu já sei e eu fico praticamente um ano inteiro desenhando no caderno porque já sei o que a professor(a) tem a falar,e fico muito infeliz com isso agora estou indo para o 9 ano e decidi que vou aproveitar tudo o que perdi e tentar conseguir uma bolsa na minha antiga escola estou tentando estudar o problema que aquela velha preguiça vem me atrapalhando e sempre acabo falando “amanhã eu estudo” e assim vai… o meu maior problema é que essa preguiça me fez perder o básico do ensino fundamental ou seja só sei vamos dizer picotes da lições dadas e por isso o que eu achava que sabia o que a professora tinha a falar eu só sabia picotes e fui tolo acreditando nisso o tempo passou muito rápido e essa é minha ultima chance de tentar estudar tentar ser alguém na vida,como disse estou no 9 ano e estou com muito medo do conteúdo acessei aquele seu tópico sobre a matéria no 9 ano e percebi que muitas são revisões do ano anterior ou vamos dizer a próxima fase dele e muitas nem tenho ideia do que seja,por isso preciso muito de ajuda pois não tenho dinheiro o suficiente para pagar professor particular e seu blog está sendo muito útil á min ( e por mais impossível que pareça eu só tenho dificuldade nas coisas mais básicas,eu consigo interpretar o texto da questão de matemática de forma simplória como se estivesse lendo um texto ou algo do tipo)… preciso muito de ajuda mesmo pois é minha ultima chance de fazer o ensino médio em uma boa escola se você pudesse me orientar no que tenho que fazer ou algo do tipo ou talvez até um post tipo COMO ESTUDAR PARA BOLSAS DE ESTUDO ou COMO DEIXAR A PREGUIÇA DE LADO E ESTUDAR ou COMO APRENDER O BÁSICO DA MATEMÁTICA MESMO ESTUDANDO OUTRO NÍVEL… se puder me ajudar nem que for me dando dicas pelo comentário mesmo eu agradeço!!! grato desde já (e desculpa pelo texto grandinho).

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá J. Capelini, muito obrigado pelas sugestões de postagem. Vou trabalhar nisso futuramente. Parabéns pela sua iniciativa. Deixe a preguiça de lado e comece agora mesmo a definir o seu futuro. Siga essas dicas dessa postagem. Comece fazendo uma revisão dos assuntos que você já sabe. Mesmo já sabendo o assunto, você resolver exercícios que já sabe e acertar te motivará a estudar mais. Tire pelo menos 30 minutos por dia para estudar matemática. Em breve, postarei vídeos com a resolução de exercícios de matemática. Continue acompanhando o blog. Espero ter ajudado. Bons estudos, abraço

  105. rafaela silveira santos

    eu tenho muita dificuldade em aprender matemática , esse site me ajudara mesmo

  106. jaqueline

    olá,primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo excelente trabalho.Porém, tenho dificudade em matemática na parte de interpretar.Sempre acabo ficando no meio do caminho em relação as contas,fico muito perdida.como possso melhorar?

    1. Marcelo Ferbat Post author

      OLá Jaqueline. Muito obrigado pelo retorno. Interpretar problemas de matemática é a parte mais importante para você se dar bem nessa bela ciência. Costumo dizer aos meus alunos que para ser bom em matemática é necessário ser bom em português, ou pelo menos em interpretação de textos. Pois para resolver um problema você precisa entendê-lo. A melhor forma de aprender a interpretar problemas de matemática é praticando muitos exercícios, pois assim você se familiariza com a linguagem e símbolos matemáticos. Com o tempo você vai ver que os problemas começam a se repetir e aí passará a ficar muito mais fácil. Daí então, você vai passar a se preocupar não mais em saber interpretar a questão, mas sim na velocidade que irá resolver o problema. Para praticar exercícios, visite nossa postagem de exercícios de matemática. Espero ter ajudado, bons estudos, abraço.

      1. jaqueline diniz da silva

        obrigado, mestre.

  107. Cesário

    Muito Obrigado Adorei O Blog
    Prometo Que Irei De Seguír Esses 5 Passos

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Muito obrigado pelo retorno Cesário. Espero que te ajude a aprender matemática, abraço.

  108. thiago

    eu sou muito ruim em matematica,mais so em matematica nas outras sou bom,eu estou na nona serie e nao sei nem dividir ou subtrair,ainda tem salvaçao pra mim?

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Eita Thiago, isso é grave. Mas tem salvação. rs É muito importante saber as quatro operações. Pois assim você pode concentrar a sua mente para problemas mais complexos.Se você é bom nas outras matérias, é porque você é um aluno esperto e dedicado. Então, basta você passar a se dedicar em matemática que você ficará bom também. Mas o fato de não dominar a tabuada pode ser que esteja tirando sua motivação para estudar matemática. Uma boa forma de superar esse problema é memorizando a tabuada. E como fazer isso? Acessa nossa postagem Jogos de tabuada e aprenda de vez a tabuada se divertindo com os jogos de tabuada. Espero que ajude, abraço.

    1. Emanuelly

      e eu nao sou muito boa em matematica tenho muitas dificuldades

  109. Leonardo

    Belo site. Parabéns pelo trabalho!

  110. Raissa

    Ola, matematica pra mim é algo de sete cabeças, vou para o 1° do ensino medio, e estou cm medo, n consigo resolver assuntos de matematica, além dessas 5 dicas o que faço? :/

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Raissa. Primeiramente, tente colocar em prática todas essas dicas. Assim que começar a aplicá-las você vai perceber uma mudança substancial no seu aprendizado. Além disso, é ter determinação e disciplina para estar sempre estudando matemática. Bons estudos, abraço

  111. Rafaella

    Sinto-me inspirada e determinada para encarar minhas dificuldades! Obrigada!

  112. Mayara monike

    Adorei estou muito feliz parabéns pelo seu blog muito bom estou estudando bastante 🙂 ☺☺☺☺ !

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Mayara, muito obrigado pelo comentário, continue assim, bons estudos, abraço

  113. Steffane

    Odeio matemática mais infelizmente tenho que aprender , estou indo pro 1 ano do ensino médio sem saber na , sou uma negação não sei nem equação de 1 grau , ta difícil demais dando uma olhadinha no seu site vou estudar um pouco nas férias pra ajudar . Estou com medo de tomar recuperação final pois esse 1 ano e difícil e e só em matemática que sou assim eu sento com uma pessoa que sabe ela me explica faço tudo direito mais daqui uns minutos esquço tudo principalmente essas coisas que tem x *o* meu Deus nãos ei o que faço !!!

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Steffane, é desse jeito mesmo. Para não esquecer é necessário estar sempre praticando exercícios,abraço

  114. beatryz

    ola vou para o ensino medio e realmente nao sei o que vai ser de mim pois quando estava no 9° ano tentava entender a materia mas nao conseguia entrar na minha cabeça meu raciocinio e meio lento mas com essas dicas vou procurar a se enteressar mais para conseguir resolver os exercicios no ensino meido. obg pela dica e continue postando pois me ajudar muito bjs

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Beatryz, vai dar tudo certo, basta se dedicar e estudar. Procure colocar em prática essas dicas e você vai ver como seu raciocínio vai passar para outro patamar, bons estudos, abraço

  115. Beatriz

    Muito obrigada pelo elogio e pela atenção! Abraço.

        1. Marcelo Ferbat Post author

          Francisco, aqui temos uma Plataforma de jogos educativos de matemática que você aprende praticando com jogos e atividades que passo toda semana. Assim como estamos lançando um curso de matemática básica com exercícios de matemática que irão ajudar bastante para quem pretende fazer o ENEM, vestibulares, olimpíadas de matemática, OBM e OBMEP, assim como quem quer melhorar o rendimento da matemática na escola. Acessa lá para conhecer. Abraço

  116. Beatriz

    Olá, Marcelo! Gostei bastante do seu blog, suas postagens irão me ajudar bastante. Eu amo matemática, mas infelizmente sou uma negação na matéria. Estou no 9° ano, e minha professora acabou atrasando muito as matérias, e como mudarei de escola, estou tendo que rever e tentar pelo menos ter uma base de tudo. É muito cansativo, eu não tenho muito tempo e meu raciocínio é lento. Quem sabe seguindo seu blog, não poderei me destacar mais na matemática? Obrigada pelas dicas, e por favor, continue, pois quero “sugar” tudo o que tenho direito (haha) ! Abraço.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Olá Beatriz! Muito obrigado, adorei o seu comentário. Nossa, você se expressa e escreve muito bem para uma estudante do 9º ano, Parabéns! Só de você amar matemática já está na metade do caminho. A outra metade é só se dedicar e estudar matemática com disciplina e concentração. No início parecerá difícil, mas o hábito tornará o aprendizado da matemática mais prazeroso. Com relação a falta de tempo, aí é questão de prioridade. Se você se organizar direitinho sempre terá tempo para estudar. E você está no caminho certo, só de já estar buscando informações para estudar por conta própria. Pode deixar que continuaremos com muitas mais dicas, conteúdos, jogos e exercícios de matemática para você “sugar” e entender essa maravilhosa ciência.

      1. jane lucia

        ainda nao ten exercicios para o nono ano aqui?

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Muito obrigado Maria Ivonete, a melhor forma de eu saber que estou no caminho certo é lendo os comentários, abraço.

  117. Jorge Alberto

    Muito obrigado, esse artigo é ótimo, parabéns!

  118. fernando

    eu so tenho 12 anos mais sigo com esse exemplo isso e bom pra mim

  119. Babe

    Olá, gostei muito deste artigo! Posso dizer que estudo matemática sozinha e pratico todos esses passos! Adoro a matéria!
    Beijos.

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Muito obrigado pelo retorno Babe e Parabéns! Estudar matemática sozinha é uma grande desafio. Mas só de você gostar desse desafio já fica muito mais fácil e prazeroso. Forte abraço!

  120. Dan

    Muito bom, obg!
    A parte em que sofro um pouco mais é entender e interpretar os problemas para achar uma resolução.
    E, não tenho muito tempo para estudar frequentemente. 🙁

    1. Marcelo Ferbat Post author

      Dan, alguns podem discordar, mas acredito que a parte mais importante da matemática é saber interpretar o problema. E, de fato, é complicada( no começo). Entretanto, a prática de exercícios de matemática melhora o seu raciocínio para interpretar e entender o que o problema quer. Já para solucionar é necessário conhecer alguns princípios matemáticos e, se for o caso, fórmulas de matemática. Quanto ao tempo? Mais importante do que ter tempo disponível é criar o hábito de estar sempre estudando e com qualidade. Obrigado pelo comentário, bons estudos!

      1. Raone

        Poxa, esse site entrou para os meus favoritos do meu tablet (era para ser no meu Barney, que faleceu recentemente após uma parada cardíaca ‘placa mãe’). Eu sempre sonhei em ser bom em exatas. Dominar os conhecimentos da física, da química e claro, matemático. Mas estudei em escola pública desde a quinta série. Não aprendi mais do que + com + = +, – com – = +, etc. Coisa de menino. E isso me deu uma baita frustração como homem e como ser humano. Eu me achava um tolo. Foi quando resolvi me especializar em alguma profissão técnica. Sou formado em técnico em meio ambiente, área que puxa muito os conhecimentos da física química, estatísticas, geometria, matrizes, etc. Percebi que obter conhecimento científico nada mais é do que instinto humano ou até de outras especies como os cupins. Então erguida a cabeça de cima fui a luta. Estou matriculado em um cursinho do estado. E agora tenho a ajuda desse site. E de muitos outros. Vou realizar o meu sonho. Um dia eu serei tão bom em exatas como os meus professores.

        1. Marcelo Ferbat Post author

          Parabéns Raone! Você é um exemplo de determinção e perseverança. Continue nesta caminhada que em breve você colherá bons frutos e realizará seu sonho. Conhecer a matemática é muito importante não só para ser um bom profissional, mas, também, para ser um cidadão consciente e responsável. Fico feliz de contribuir de algum modo para a realização do seu sonho. Bons estudos! Abraço

        2. Obrigatório

          6º passo, seja humilde. Talvez nunca consiga ser melhor ou tão bom quanto seus professores 😉

    1. Alice

      Amei tem todos os assuntos precisos porque eu estou fazendo prova então vir até aqui só para da uma olhada para aprender mais …

    2. Patrick Santos

      Amigo Professor eu sou muito Burro me ENSINA NA MATEMÁTICA

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *