Tangram - Jogos

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las.

A origem do Tangram se mistura entre as lendas e mitos, que afirma tratar-se de um jogo milenar com surgimento na China, originando-se de um acidente onde uma cerâmica de forma quadrada, que ao cair no chão se desfez em sete pedaços, e desses pedaços se formava figuras como animais, plantas, objetos, entre outros.

A utilização do Tangram geometricamente não se limita em apenas construir figuras, podem ser aplicados em estudos de ângulos, perímetros e áreas de algumas figuras geométricas.

Que tal divertir- se um pouco e praticar a geometria com o Tangram? Abaixo temos dois jogos de matemática com o Tangram.

 

Maneira do Tangram

Descrição do Jogo:
Ajude Yan-Yan, uma jovem chinesa, para reconstruir mais de 150 números do Tangram e completar o jogo!

Dicas:
1. O objetivo é montar uma forma específica com sete peças. A forma deve conter todas as peças, que não podem se sobrepor.
2. Clique com o botão esquerdo na peça para girá-la e segure para mové- la. Solte o botão esquerdo para colocar a peça sobre a área de jogo.
3. Clique com o botão esquerdo no botão pequeno do paralelogramo para lançá-lo horizontalmente.

Gravidade Tangram

Descrição:
Uma proposta muito experimental. O tangram clássico com gravidade. Pode ser muito difícil, mas deve agradar os amantes do tangram.

Dicas:
Complete cada forma de tangram. Use o mouse para mover as peças.

 Acesse, também, Jogos de tabuada. Mais de 10 jogos de tabuada para você aprender de vez a tabuada.

Comments

  1. vania

    Viciada neste tangram...bom demais

  2. Andréa Melanda

    Excelente atividade, desenvolve raciocínio lógico, pensamento lateral, coordenação visuomotora, atenção, concentração, percepção visual, e muito mais... Parabéns!!

    1. Foto de perfil de Marcelo Ferbat
      Marcelo Ferbat Post author

      Olá Andréa, obrigado pelo comentário! Não sabia que desenvolvia tudo isso! Abraço

Deixe seu comentário :)