Projeto de Educação Financeira nas Escolas

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Recebi uma mensagem de uma de nossas leitoras, pela nossa Fanpage do Matemáticazup com a seguinte mensagem:

"Olá professor. Meu nome é Janice, também sou professora de matemática. Gostaria de algumas dicas suas de como iniciar um projeto sobre educação financeira com alunos do 8º ano do ensino fundamental. Obrigada."

Fiquei muito feliz em receber essa mensagem, pois compartilho a ideia de que a educação financeira é uma tema muito importante em nossas vidas, porém, pouco( ou nunca) abordado nas escolas.

Em 2014, estava lecionando para estudantes do 1º ano do ensino médio. E conforme, o Planejamento anual de conteúdos do 1º ano do ensino médio, estava previsto para se trabalhar Matemática Financeira no 4º bimestre.

Decidi abordar o tema Educação Financeira trabalhando, em paralelo, as fórmulas e cálculos do curso de matemática financeira com situações do dia a dia.

O trabalho foi muito bem recebido pelos estudantes e pela escola.

Compartilho, na íntegra, o projeto.

 

PROJETO de EDUCAÇÃO FINANCEIRA nas ESCOLAS

 

PARCERIAS

Busca de parceiria das principais entidades elaboradoras do material didático a ser utilizado.

  • Banco Central do Brasil - BCB
  • Comitê Nacional de Educação Financeira - CONEF
  • BM&FBovespa
  • Ministério da Educação - MEC

 

PÚBLICO- ALVO

Alunos do 1º ano do Ensino Médio = aproximadamente 721;

Comunidade de São Sebastião

 

ANTECEDENTES

 Conforme o Projeto Político Pedagógico da escola CED São Francisco, a sua missão é contribuir na construção de um sujeito integrado e agregador, autoconsciente e ciente do que se passa ao seu redor, que respeite, cuide e proteja os bens públicos e o meio-ambiente, que pratique e valorize a ética e que mereça o título de cidadão, assim como, tenha objetivos pessoais e profissionais e busca atingi-los, gosta de participar e influir nas decisões e tem consciência de sua capacidade transformadora.

Em consonância com os objetivos dessa instituição, o presente projeto pretende:

  • Promover a interdisciplinaridade de forma consciente e planejada por meio do conhecimento relacional do conteúdo tratado em uma disciplina e dos conteúdos tratados por outras;
  • utilizar os projetos de trabalho no processo de ensino/aprendizagem e, assim, abrir novas perspectivas de apreensão do conteúdo de forma criativa e instigadora;
  • Buscar parceiros que ajudem a viabilizar os projetos que os professores pais e alunos sonham desenvolver.

Esse projeto visa a adequação da metodologia de ensino atual da matemática financeira, com a adoção de práticas orientada a projetos. Por meio da utilização de material elaborado pelo Comitê Nacional de Educação Financeira – CONEF e por recursos tecnológicos de videoaulas elaborados pela BM&FBovespa.

O projeto piloto será desenvolvido na região administrativa de São Sebastião (DF), onde se faz necessária forte intervenção estatal para o desenvolvimento socioeducativo. O trabalho será direcionado inicialmente aos alunos do 1º ano do Ensino Médio do CED São Francisco e, posteriormente, poderá ser ampliado a outras séries e localidades.

 

JUSTIFICATIVA

São Sebastião é uma das regiões administrativas do DF que tem indicadores de qualidade de vida considerados ruins. Segundo pesquisa divulgada em 2011 pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN)[1], a renda per capita média mensal da região não chega a um salário mínimo, e apenas 2,4% dos moradores tem o ensino superior completo. Portanto, é imperativo a intervenção estatal por meio da incorporação da educação financeira nas escolas para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.

 

OBJETIVO GERAL

O Projeto Educação Financeira visa promover a prática de hábitos financeiramente saudáveis do estudante a fim de melhorar a qualidade de vida da comunidade na qual ele está inserido, em especial a de São Sebastião – DF.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Reduzir a evasão escolar;
  • Desenvolver hábitos financeiramente saudáveis;
  • Combater a glamourização do consumismo exacerbado;
  • Desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente;
  • Utilizar projetos no processo de ensino/aprendizagem e, assim, abrir novas perspectivas de apreensão do conteúdo de forma criativa e instigadora.

 

META

Reduzir a evasão escolar em 25%

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  1. Estudo da apostila de Educação Financeira do MEC
  1. Análise das Videoaulas de Educação Financeira da BM&FBovespa
  1. Pesquisa de mercado – Preço da Cesta básica

 

  1. Estudo da apostila de Educação Financeira do MEC

Objetivo

 Desenvolver o conteúdo de Educação Financeira do Ministério da Educação

 

Estratégia

Formação de grupos para leitura e debate de cada capítulo do material.

 

Conteúdo

Tema 1 • vida familar cotidiana

Anote na agenda para não esquecer

Calendário

reparos na casa

Supermercado

Ponha na balança

imprevistos acontecem!

Para gastar é preciso ter

 

Tema 2 • vida social

Que desperdício...

E vai rolar a festa

Ceder ou não ceder à pressão dos amigos: eis a questão!

Comprando um presente

Acampamento

Viva São João!

Voltando de viagem

 

Tema 3 • bens pessoais

Em busca do tênis perfeito

Computador

Câmera digital

Num passe de mágica

Celular

Quebrou! E agora, quem me defende?

Traduzindo o dinheiro

Sonho Planejado

 

  1. Análise das Videoaulas de Educação Financeira da BM&FBovespa

Objetivo

Conhecer sobre educação financeira e sobre hábitos financeiros saudáveis

 

Estratégia

Análise crítica das videoaulas sobre educação financeira

 

Conteúdo

Episódio 1 - A história do dinheiro

Episódio 2 - Os bancos

Episódio 3 - Planejamento financeiro - conceitos essenciais

Episódio 4 - Planejamento financeiro - orçamento pessoal e familiar

Episódio 5 - Planejamento financeiro -  como fazer para sobrar dinheiro

Episódio 6 - Por que fazemos dívidas

Episódio 7 – Dívidas - saindo do poço

Episódio 8 - Pagamentos à vista

Episódio 9 - Pagamentos a prazo

Episódio 10 - Poupar para o futuro -  por que investir

Episódio 11 - Poupar para o futuro - educação e aposentadoria

Episódio 12 - Como conquistar a casa própria

Episódio 13 - Dicas para o 13º salário e caderneta de poupança

Episódio 14 - CDB e Tesouro Direto

Episódio 15 - Investir em imóveis - vantagens e desvantagens

Episódio 16 - Mercado de Ações - Parte I

Episódio 17 - Mercado de Ações - Parte II

Episódio 18 – Diversificação

Episódio 19 - Educação Financeira para Crianças

Episódio 20 - Projeto ano novo - seu futuro financeiro

 

  1. Pesquisa de mercado – Preço da Cesta básica

Objetivo

 Incentivar pesquisa de preços e a análise de produtos da cesta básica.

 

Estratégias

Distribuir para cada grupo 3 itens da cesta básica para ser pesquisado o preço em um determinado mercado;

Criar uma tabela de preços dos principais mercados da região com o preço dos produtos da cesta básica.

 

CRONOGRAMA DE TRABALHO

Proposta de aula

  1. Formar os grupos;
  2. Assistir videoaula para motivação;
  3. Debater sobre a videoaulas e conhecer exemplo de situações dos participantes;
  4. Propor a leitura e debate de cada capítulo;
  5. Entregar atividade de cada capítulo.

 

CARGA HORÁRIA

24 encontros ( 24 horas/ aula)

 

LOCAL

Centro Educacional São Francisco – São Sebastião - DF

 

RECURSOS MATERIAIS

QUANTIDADE MATERIAL
01 TV ou Data-show
01 Computador
200 Cópias para Apostilas
01 Quadro branco
01 Pendrive

 

AVALIAÇÃO DO PROJETO

Através da análise dos seguintes dados:

  • Índices de evasão escolar;
  • número de faltas;
  • rendimento escolar do aluno.

 

REFERêNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

[1] Disponível em: <http://www.codeplan.df.gov.br>

 

Baixe as apostilas e os cadernos de exercícios no Portal do Programa de Educação Financeira nas Escolas.

 


Veja também: Tudo sobre Matematica basica. Estude!


 

Gostaria de saber se você professor(a) já trabalhou esse tema Educação Financeira com seus alunos e como foi feito?

E você, estudante, o que acha do assunto Educação Financeira ser abordado nas escolas?

Deixe sua opinião e/ou sugestão sobre abordar o tema Educação Financeira nas Escolas.

Conversamos abaixo!

 


Aprenda matematica de forma simples e objetiva!

Comments

  1. Cresomar Silva

    Parabéns, é isso que estou precisando para minha sala, mas nao tenho apostilas e atividades para serem trabalhados.

    1. Foto de perfil de Marcelo Ferbat
      Marcelo Ferbat Post author

      Olá Cresomar! Coloquei o link das apostilas no post. Para baixar é só clicar aqui. Gostaria muito de saber o andamento e conclusão do trabalho. Compartilhe conosco. Sucesso!

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