Conteúdo Matemática 2º ano Ensino Fundamental

conteudo-de-matematica-2-ano-ensino-fundamental

Neste artigo vamos explicar qual é o Conteúdo de matemática do 2 º ano e de todo ensino fundamental para as aulas de matemática com ótimos exercícios em 2015.

Para acessar os conteúdos de matemática dos outros anos do ensino fundamental ou ensino médio é só clicar abaixo:


 

Veja também: Tudo sobre Matematica basica


 

Conteúdo Matemática

2º ano Ensino Fundamental

Estes são os assuntos de matemática, normalmente, estudados no 2º ano do ensino fundamental. Sabendo qual é a matéria de matemática para estudar, fica mais fácil estudar online.

1º Bimestre

Estruturas lógicas

• Estruturas lógico-matemáticas (processos mentais):
-Conservação
-Correspondência
-Comparação
-Classificação
-Sequenciação
-Seriação
-Ordenação
-Inclusão

Números e operações

• Funções do número:
- Indicador de quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalinalidade);
- Indicador de posição: número ordinal;
-Código ( número de telefone, placa de carro, etc...);
-Medidas de grandezas (2 kg, 3 dias, 24 horas, meio metro, R$ 5,00, etc...
• Sistema de Numeração Decimal:
- Quantificação de coleções ou eventos;
- Correspondência biunívoca;
- Sequência oral numérica
- Zoneamento (os contados e a contar);
-Conservação de quantidade.
-Relação entre: quantidade/quantidade, quantidade/ símbolo símbolo/ quantidade
-Agrupamentos e desagrupamentos de quantidades;
-Formação de grupos (grupos de 10 – unidade para dezena);
-Formação de agrupamentos (grupo de grupo/ dezena para centena);
-Valor posicional dos números
-Nomenclaturas: unidade, dezena, centena
-Registro, leitura e escrita numérica de quantidades até 999;

2º Bimestre

Números e operações

-Comparações entre números: quem é o maior, quem é o menor, quem está entre par e numérica.
• Fatos fundamentais da adição e subtração em situações significativas que desenvolvam o cálculo mental.
• Registros pictóricos, orais e ou escritos de experiências matemáticas vivenciadas a partir de situações-problema envolvendo a adição (ações de juntar, acrescentar), subtração (ações de retirar, comparar) e divisão (ações de partilha)
• Descobrindo o corpo como calculadora para operar e medir
• Adição (ações de juntar e acrescentar quantidades)
• Subtração (ações de retirar e comparar e completar quantidades)
• Multiplicação (ações de agrupar parcelas iguais, combinações, proporcionalidade e disposição retangular)
• Divisão (ideias de repartir a coleção em partes iguais e determinação de quantas vezes uma quantidade cabe em outro)
• Sistema Monetário Brasileiro (reconhecimento e utilização de cédulas e moedas em situaçõesproblema)
• Fracionamento da unidade para representar partilha: metade (meio) em situações do cotidiano

Grandezas e medidas

• Utilização de medidas não padronizadas
• Utilização do corpo como unidade de medida.
• Medida de tempo:
-Noções de tempo (ontem, hoje, amanhã; dia, semana, mês e ano; manhã, tarde e noite).
-Medida de tempo: hora inteira, meia hora.
-Leitura do relógio digital e analógico;
-Tempo escolar: bimestre, semestre, rotina escolar.
-Tempo familiar: o dia a dia familiar, árvore genealógica.
• Reconhecimento de instrumentos de medidas e seus significados nos contextos sociais
• Estimativa de resultados de medidas
• Comparação de grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e pelo uso de instrumentos de medidas não convencionais e convencionais
• Sistema Monetário Brasileiro:
-Composição de 1 real como uma centena de centavos. (R$1,00 = 100 X R$0,01; 1 real = 100 centavos).


Veja também: Tudo que você precisa para estudar Matematica basica


 

3º Bimestre

 Espaço e forma

• Reconhecimento da corporeidade
(semelhanças, diferenças e respeito às singularidades)
• Orientação e deslocamento:
• No espaço vivido, em trajetórias familiares (casa,vizinhança, escola)
• Registro, relato e socialização de orientação e deslocamento no espaço
• Representação e localização de objetos e de pessoas
• Noção de lateralidade, posicionamentos e comparações:
-Acima de/abaixo de, em cima de/em baixo de, à direita de/à esquerda de, em frente de/atrás de, no meio de, diante de, em torno de (ao redor de), dentro/fora, antes de/depois de, ao lado de, entre, horizontal/ vertical, menor que/ maior que, igual a/ inferior a/ superior a.
• Sentidos: para baixo/ para cima, por baixo/ por cima, para dentro/ para fora, para trás/ para frente, por detrás/ pela frente, através de, para a direita/para a esquerda, horizontal/ vertical.
• Semelhanças e diferenças entre as formas geométricas espaciais e planas.
• Formas geométricas espaciais e planas em contextos variados:
-Percepção das formas geométricas nos objetos.
-Identificação de formas geométricas planas e espaciais.

4º Bimestre

Tratamento da informação

• Registro de forma variada da coleta de informações em situações de pesquisa, jogos e brincadeiras
• Organização dos registros das informações
• Tabelas simples
• Gráficos de coluna
• Construção de tabelas;
• Leitura, interpretação e análise de tabelas simples.
• Leitura, interpretação e análise de gráficos de colunas.
• Decodificação de sinalizações, placas e códigos mais significativos do contexto sociocultural


Veja também: Tudo sobre Matematica basica


IMPORTANTE: Não deixe para estudar para as provas na última hora, pois você pode ficar de recuperação final e acabará ficando mais difícil passar de ano.

Obs.:

Esse conteúdo é baseado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica do MEC ( 2013) e no Currículo em Movimento da Educação Básica ( 2014) elaborado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal.
O conteúdo de matemática básica oferecido por cada escola pode variar de acordo com as suas necessidades regionais e culturais.

Professores de matemática


Baixe para imprimir o arquivo pdf com o Planejamento anual de conteúdos de matemática 2º ano e plano de aula.

( em breve)

[eBook ]  Guia prático Professor de matemática. Baixe agora! É grátis!


Veja também: Como aprender matemática em 5 passos



[eBook ] 7 dicas para estudar matemática. Baixe agora! É grátis!


E então, o que achou dessa proposta de ensino da matemática no 2º ano do ensino fundamental?

Deixe o seu comentário e contribua para construirmos um currículo nacional de matemática para facilitar a elaboração do planejamento anual e dos planos de aula.

 


 

Aprenda matematica de forma simples e objetiva!

Artigos relacionados

Deixe seu comentário :)

3 Comentários

  1. valdirene
    28 de março de 2016 em 3:14 pm Responder

    muito interessante estes,muito bom.

  2. Simone Sousa d Freitas
    12 de janeiro de 2017 em 1:46 am Responder

    Maravilhoso, quero ler mais.

Deixe um comentário

Loading Facebook Comments ...